domingo, 9 de julho de 2017

UMinho reflete sobre cidadania e dignidade pessoal

BRAGA TV

A Comissão de Ética da Universidade do Minho (CEUM) organiza esta sexta-feira, dia 7, às 15h00, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga, o fórum “Cidadania e Dignidade Pessoal”. Serão debatidos temas como a prevenção do bullying e da violência em contexto universitário, entre outros. A entrada é livre.
O evento inicia com as intervenções do reitor António M. Cunha e do presidente da CEUM, Licínio Chainho Pereira, que vai apresentar o tema desta quarta edição do fórum. Segue-se a palestra “Dignidade, diversidade e tolerância no campus”, proferida por João Cardoso Rosas, presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Pelas 15h45 é a vez de Helena Sousa, presidente do Instituto de Ciências Sociais, relacionar a questão da dignidade e da comunicação, realçando os paradoxos e desafios do mundo digital. Destaca-se, ainda, a exposição do tema “Estratégias de prevenção da
violência e do bullying no campus”, a cargo de Beatriz Pereira, professora do Instituto de Educação e uma das principias especialistas da área no país.
A partir das 16h15 decorre um debate alargado, com moderação dos presidentes das subcomissões de Ética para as Ciências da Vida e da Saúde e para as Ciências Sociais e Humanas, Cecília Leão e Paulo Machado, respetivamente, além de Bruno Alcaide, presidente da Associação Académica da UMinho. A iniciativa encerra uma hora depois com o discurso da vice-reitora para a Qualidade e Avaliação, Graciete Dias.
O fórum tem como objetivo promover a análise e a reflexão com os docentes/investigadores, estudantes e pessoal não docente e não investigador sobre o papel da ética na UMinho, com especial enfoque na promoção de condutas éticas nos projetos e atividades de interação da universidade com a sociedade. Pretende-se igualmente esclarecer os interessados sobre o funcionamento e a missão das Subcomissões de Ética da CEUM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário