quarta-feira, 5 de julho de 2017

Gretchen dá resposta ao bullying da internet com clipe de Katy Perry

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Por Tiago Barbosa

Brasileira vira estrela do vídeo da diva do pop com mais de 100 milhões se seguidores

Não poderia ser mais simbólico. Depois de virar motivo de risos no picadeiro da internet através das caras e bocas ilustrativas para memes, Gretchen se tornou a estrela do clipe de uma das cantoras com mais seguidores do mundo - a primeira a atingir a casa dos 100 milhões no Twitter - justamente sobre uma música cuja mensagem central bate de frente com o bullying. Liberado nesta segunda-feira, o vídeo da música Swish swish, do novo álbum da cantora Katy Perry (Witness), é protagonizado pela brasileira considerada a Rainha do Bumbum, imortalizada pelo rebolado da "conga, la conga". 

As cenas têm o dedo da cantora internacional. Katy Perry dirigiu a brasileira diretamente de Los Angeles, com orientações repassadas para a equipe de produção da Universal Music. "Ela pedia para eu rebolar sempre e para eu cantar aquela partezinha do refrão ("swish, swish, bish") e que fosse eu mesma", contou Gretchen. Ela é acompanhada de bailarinos em uma quadra de basquete e aparece sempre em primeiro plano, com rebolado e caras sensuais. A letra faz referência a uma volta por cima, com mensagens direcionadas a quem oprimiu. "Mais um no cesto", pontua parte do refrão.

O vídeo foi postado no canal oficial de Katy Perry no YouTube, com mais de 23 milhões de assinantes, e, em poucas horas, passou da casa das 150 mil visualizações. A repercussão tornou a brasileira o assunto mais comentado do Twitter, sob a hashtag #SwishSwishGretchen

A visibilidade alcançada pela cantora do rebolado ocorre em paralelo à projeção obtida com vídeo promocional da série Glow, produção original da Netflix, no qual ela é a protagonsita e divide um ringue com a ex-chacrete Rita Cadillac. As imagens ganharam as redes sociais através do serviço de streaming neste domingo.

Recentemente, a cantora Nick Minaj havia se surpreendido com a recorrência dos gifs e memes na internet com o rosto da cantora brasileira. Ela chegou a indagar aos fãs quem era a pessoa estampada nas imagens. Nick faz participação na música Swish swish de Katy Perry.

Ícone da dança de décadas passadas e já apontada como símbolo sexual no Brasil, Gretchen tem se tornado notícia em anos recentes a partir da participação em programas de televisão, como A fazenda e Power couple Brasil, ambos da Record, sempre na condição de um personagem exótico, sob a promessa frequente de provocar confusões e situações inusitadas. As manchetes de sites sobre celebridades também têm sido frequentadas com os recorrentes casamentos da cantora - 17 ao todo, com figuras conhecidas e anônimas. O mais recente, com o empresário português Carlos Marques, foi celebrado no ano passado. 

Com a participação no clipe de Katy Perry, Maria Odete de Miranda Marques, de 58 anos, irmã da cantora Sula Miranda e mãe do ator transexual Thammy Miranda, retorna aos holofotes sob as bênçãos de uma das divas da música pop. E transforma o bullying sofrido em anos de ostracismo e subvalorização em instrumento de trabalho para ganhar o mundo, com caras, bocas e rebolado. Ou, como diz o refrão da música, "swish, swish, bish".

Nenhum comentário:

Postar um comentário