terça-feira, 25 de julho de 2017

Curso de mediador e pacificador social será nesta semana em Curitiba

O Curso de Mediador e Pacificador Social acontece em Curitiba a partir desta segunda-feira (24) e vai até quinta (27), com o objetivo de capacitar agentes de segurança pública e lideranças comunitárias (tais como líderes religiosos, representantes de ongs e associações comunitárias) a mediar e pacificar conflitos na localidade de influência.
O curso é uma das estratégias do Plano Nacional de Segurança Pública para reduzir os índices de violência no País e, por iniciativa da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, o curso acontecerá em quatro bairros vulneráveis de Curitiba sob a supervisão de seus assessores Rlick Santos e Delviene Gurgel.
O principal enfoque do curso é o de inserir os participantes no tema racismo institucional dentro de cada localidade, para a prevenção de conflitos comunitários, violência doméstica e “bullying” nas instituições de ensino, com recorte racial.
O evento é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com Ministério dos Direitos Humanos, e organizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Assessoria Especial de Juventude, Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude, Assessoria de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Administrações Regionais da Prefeitura Municipal de Curitiba.
O secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, esclarece que ajudar a resolver uma questão, uma disputa, uma desavença ainda no começo, pode evitar muita dor, muitas perdas. “Precisamos falar também e conscientizar a população sobre a existência e a prática do racismo institucional. Esses são os principais objetivos desse treinamento".
Para idealizadores da oficina, que foi desenvolvida pela antiga Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a proposta do curso é desenvolver a capacidade do mediador em compreender o conflito, utilizando-se da paciência, da objetividade, da habilidade e da imparcialidade.
A instrutora do curso é Uilma Augusta de Jesus, bacharel em Direito e Teologia, juíza arbitral, pós-graduada em gestão pública e privada e em gestão empresarial, presidente e fundadora do conselho e tribunal de mediação e conciliação e arbitragem da Bahia.
A oficina trabalhará os seguintes conteúdos: Estado e Sociedade; Famílias do Século XXI; Prevenção de Conflitos Comunitários com Recorte Racial; Prevenção de Homicídio; Crime contra o Patrimônio; Crime contra a Vida; Crime contra a Família; Crime contra a Paz Pública; A Importância da Mediação Social; Técnicas de Abordagem; A Figura do Mediador; Mediação de Conflitos e a Lei; Mediador de “bullying” nas Instituições de Ensino e o Mediador Pacificador Social e sua Legislação.
Edson Lau Filho, assessor especial de Juventude, do Governo do Paraná, diz que as oficinas são muito importantes para a juventude, porque são os jovens que mais sofrem com a violência e, para eles, poder contar com o apoio de pessoas capacitadas para pacificar o que muitas vezes começa com uma querela pequena e acaba se tornando uma grande confusão é de fundamental importância.
Os cursos acontecem em Curitiba das 8h às13h e das 14h às17h, no dia 24, na Praça Vila Parolin, Rua Plácido e Silva, 870, bairro Parolin; dia 25, no Clube da Gente, rua Hilda Cadilhe de Oliveira, 2330, CIC; dia 26, na Rua da Cidadania, av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru; e no dia 27 no Centro da Juventude, rua Pastor Antônio, 2200 no Alto Boqueirão.


Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos está apoiando a realização do Curso de Mediador e Pacificador Social, em Curitiba. Curitiba, 21/07/17. Foto: Divulgação/ SEJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário