terça-feira, 11 de julho de 2017

Temporada teatral na Sala dos Toninhos recebe dois espetáculos infantojuvenis

By Cultura Carta Campinas / in CulturaTeatro 


De 13 a 16 de julho, sempre às 16h, a Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, receberá dois espetáculos infantojuvenis de grupos de Campinas que tratam de temas ligados à educação. Nos dias 13 e 14, quinta e sexta, será apresentada a peça “O Castelo de Mulumi”, da Cia Fio de Chuva de Teatro. Já no sábado e no domingo, 15 e 16, a Damião e Cia de Teatro interpreta “Estrela da Madrugada”.
As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria de Cultura.
“O Castelo de Mulumi” conta a história de um rei que, após mil anos no poder, pode perder o trono no dia de seu aniversário. Seus desejos, medos e reflexões influenciam a vida dos dois únicos súditos deste castelo: um menino de 12 anos, que é obrigado pelo rei a trabalhar sem parar, e uma assombração, domesticada e muito atrapalhada, que tem dificuldades em aprender.
A história parte do menino Piretsim, o súdito de apenas 12 anos de idade e com um grande potencial para rei. O rei velho, símbolo da velha educação, retrógrada, autoritária e hierárquica, é substituído pelo menino que, cheio de vida e renovação, representa a nova Educação, aberta ao diálogo e em consonância com o dinamismo da nova sociedade.
Fundada em 2011 e com sede em Campinas, a Cia. Fio de Chuva de Teatro busca levar arte às mais diversas regiões através de uma linguagem sensível e lúdica, oportunizando o acesso à cultura a todas as classes sociais. Formada por um grupo de atrizes e atores com vasta experiência artística e pedagógica, a Cia desenvolve espetáculos cênicos e projetos de arte-educação em escolas, ONGs ou domicílio. As ações educativas do grupo se concretizam através de aulas personalizadas (individuais ou em grupo), contações de histórias, cursos e oficinas de teatro, circo, dança e demais linguagens artísticas.
Em “Estrela da Madrugada”, o público assistirá a história de Finória e Franzino, duas crianças do quarto ano que, sob a pressão de estarem de recuperação, iniciam uma aventura para irem bem nas provas. Ao invés de estudar, a dupla resolve investigar uma lenda comum entre os alunos mais velhos: a poção do conhecimento instantâneo, escondida na biblioteca e que torna inteligente qualquer um que bebê-la. Para pegar a poção, no entanto, Franzino e Finória terão que passar pelo espírito de sua criadora, a terrível e misteriosa Estrela da Madrugada.
A partir de uma encenação farsesca e cômica, a Damião e Cia. de Teatro trata de temas da educação e da infância, como o bullying, e busca ressaltar que o conhecimento está presente não só na sala de aula, mas também nas experiências e nas relações interpessoais.
A Damião e Cia de Teatro é um grupo de pesquisa e criação em teatro de rua, formado por alunos egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Desde 2012 fundamenta seu trabalho a partir de três eixos: a rua como espaço de expressão artística e política; as manifestações tradicionais brasileiras, entendidas como uma importante expressão da memória cultural coletiva de nossa identidade; e as referências urbanas, da indústria cultural e das novas mídias, sejam as músicas mais tocadas na rádio ou a linguagem revolucionária dos memes. Assim, a Companhia busca uma forma própria de expressão cômica – híbrida e porosa – e de interação com o público, batizada de “estética da bagaceira”.
A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Programação
Espetáculo “O Castelo de Mulumi”
Com a Cia Fio de Chuva de Teatro
Direção: Bruna Lopes. Texto: Jurandyr Pereira
Elenco: Brenda Avelino, Bruna Lopes, Pâmella Villanova e Rafael Barzagli
Quando: quinta (13/07) e sexta (14/07) às 16h
Duração: 70 min
Faixa etária indicada: crianças a partir de 3 anos, jovens e adultos
Espetáculo “Estrela da Madrugada”
Com Damião e Cia de Teatro
Direção: Mario Santana.
Texto: o grupo
Elenco: André Sun, Bruna Recchia, Cadu Ramos, Pamela Leoni, Rafael D’Alessandro e Rodrigo Nasser
Quando: sábado (15/07) e domingo (16/07) às 16h
Classificação: Livre
Temporada Sala dos Toninhos / Estação Cultura
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Campinas).
Entrada gratuita
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário