quarta-feira, 12 de julho de 2017

Queimados lança sua primeira feira multicultural

SOLIDÁRIO
Por
 Carla Giffoni

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, no bairro São Roque, abrigará o "Multi-Queimados" - Foto: Luiz Ambrosio
Começa na quinta-feira (13) a “Multi-Queimados” primeira feira multicultural do município. O evento segue até sábado (15), das 14h às 20h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, no bairro São Roque. Estão programados para acontecer oficinas literárias, desenhos em quadrinhos, exposições de artesanato, palestras com editores e escritores, contação de história, rodas de conversa com profissionais qualificados, sarau e muito mais. A entrada é franca e a iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a editora e revista Litere-se.
Na quinta-feira, a abertura oficial da “Multi-Queimados” será realizada oficina de desenho, contação de história, poesia e teatro. Já na sexta, as atrações principais serão as rodas de conversa com youtubers (famosos por criar vídeos para a plataforma do Google), escritores, coletivo de histórias em quadrinhos e ateliê de artesanato.  No sábado, 15, as atividades começam mais cedo, a partir das 10h e vai reunir sarau, palestras e mesa redonda com escritores. Em todos os dias, escritores locais vão realizar lançamentos de obras literárias.
Com a realização da primeira feira multicultural, a Prefeitura pretende inserir o município de Queimados no roteiro cultural e turístico do estado. “Essa é a nossa grande pretensão, inserir na agenda cultural e turística do estado, a nossa feira cultural. Hoje, contamos com o apoio da iniciativa privada para realizar a primeira, mas queremos manter o evento em nossa agenda cultural oficial. Temos um celeiro cultural precisando de vitrine para deslanchar e estamos fazendo o nosso papel enquanto poder público, cumprindo assim as determinações do nosso prefeito Carlos Vilela”, ressaltou o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa.
Oportunidade para os escritores locais
Para Marcelo Lessa, a “Multi-Queimados” será uma grande oportunidade para os escritores locais difundirem suas obras literárias. “Ao todo, o evento vai contar com mais de 30 expositores, entre escritores de vários gêneros literários, artesãos, pintores, além de mais de 2 mil títulos literários, que serão comercializados a preços populares”, diz.
De acordo com a idealizadora da feira e uma das editoras da Revista Litere-se, Perla Castro, a intenção principal da iniciativa é expor o trabalho dos artistas e dos escritores locais.  “Essa feira será nossa vitrine e uma grande contribuição cultural para a cidade”, prevê. Perla participa também do evento como escritora, ela lançará na feira o seu primeiro livro de poesias, a obra: “Vermelho Crucis”, que aborda ao mesmo tempo terror e suspense.
Já a escritora queimadense Elisângela Medeiros vai lançar seu primeiro livro infantil. “Estou muito emocionada porque parece que foi um parto. Levei nove meses para conseguir editar o livro e vamos lançar na Multi-Queimados.  O livro fala do respeito às diferenças e do bullying”, observou a autora que também fará uma oficina de contação de história no evento.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro fica na Rua Macaé, 430, no bairro de São Roque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário