sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dez cuidados que você deve ter ao postar fotos de crianças na internet

Fonte: Redação Bonde

Em tempos de internet e mídias sociais, onde notícias e imagens circulam quase na 'velocidade da luz', é preciso muito bom censo para não cair na armadilha da superexposição. E, quando o assunto é a segurança e privacidade das crianças, é necessário ter o dobro de cuidado, já que as fotos dos pequenos podem contar muito sobre sua rotina diária e facilitar a ação de pessoas mal intencionadas. 

Tudo bem que você não resiste à tentação de registrar todos os momentos fofos do seu filhote, mas procure não compartilhar tudo com todo mundo. Algumas situações mais íntimas ou que exponham detalhes da vida da criança devem ser guardados ou compartilhados apenas com a família e amigos mais chegados, pessoas que realmente está interessado no desenvolvimento do seu pequeno. Pode até parecer excesso de zelo, mas cuidados simples como este podem evitar que imagens crianças caiam em mãos erradas, facilitando a prática de crimes como pedofilia, sequestro, roubo e bullying. 

Reprodução
Reprodução


Tenha em mente que é muito difícil controlar dados on-line. Por isso, uma simples aparentemente ingênua pode dar uma enorme dor de cabeça. O aleta é do blog diiirce Ainda se fazem mães com antigamente, que listou dez cuidados que você deve ter ao postar fotos de crianças. Coloque-as em prática e previna-se de problemas. 

1. Fotos da criança nua, no banho ou de fraldas 

Esse tipo de imagem pode ser facilmente usado em sites de pedofilia, que chegam a pagar mais de R$ 1.000 fotos e crianças nuas. 

2. Fotos da criança de uniforme 

Pelo computador, tablet ou smartphone é possível embaçar, pintar ou colar uma imagem sobre o logo da escola. Isso evita que um desconhecido mal intencionado saiba onde ela estuda. 

3. Fotos que deem pista de onde a criança mora 

A foto é de seu filho fazendo gracinha, mas ao fundo tem o número da casa, o nome de uma loja, um ponto de referência qualquer que dê pistas de onde a criança mora. Com o Google, é possível encontrar qualquer endereço. Portanto, preste atenção ao fundo das imagens antes de postá-las. 

4. Fotos que seu filho não gostaria de ver publicadas no futuro 

Uma gracinha da criança hoje pode vir a ser o bullying no futuro. Imagine seu filho adolescente vendo a foto que você está publicando hoje: ele se importaria? A imagem é dele, e é pela privacidade dele que você deve zelar. 

5. Foto que você não publicaria num outdoor 

Aquilo que você não gostaria de ver exposto num outdoor no meio da cidade não deve ser publicado. O que se posta na web fica registrado para sempre e jamais poderá ser totalmente deletado. 

6. Fotos de crianças sem que os pais tenham autorizado 

teoricamente você conhece todas as pessoas do seu círculo nas redes sociais. Mas e os amigos dos seus amigos? Por isso, não faça com o filho dos outros o que você não gostaria que fizessem com o seu. Antes de publicar a foto em que uma criança está presente, consulte seus pais previamente. E se a foto de seu filho foi compartilhada sem sua autorização, não hesite em pedir que a pessoa a retire. 

7. Fotos que estejam marcadas pelo GPS do seu aparelho 

Redes sociais, como Facebook e Instagram, e algumas câmeras são capazes de registradar o local em que as fotos são tiradas. Desabilite esta função nas configurações do dispositivo (veja como fazer isso no Instagram), assim criminosos terão mais trabalho em saber onde está sua família neste momento. 

8. Fotos que avisem onde você ou seu filho estão 

#partiupraia, "Até que enfim a viagem", "Chegando a …", "Meu fofo na Disney". Postagens deste tipo denunciam que sua casa está livre ou que seu filho está em determinado local, facilitando a ação de gente mal intencionada. 

9. Fotos compartilhadas publicamente 

Quanto mais gente vir a foto, mais chance ela tem de cair nas mãos erradas. Por isso, ajuste as configurações de privacidade para que apenas seus amigos vejam suas fotos. Se quiser ser ainda mais específico, agrupe seus amigos em listas e compartilhe as fotos apenas com as listas em que você confia. 

10. Fotos que não estejam guardadas numa pasta com senha 

Mesmo sendo precavida ao postar as fotos de seus filhos, seus aparelhos eletrônicos podem ser roubados, e os dados podem cair nas mãos de criminosos. Guardar as fotos em arquivos protegidos por senha dificulta o acesso, resguardando a privacidade de toda a família. (Fonte: diiirce Ainda se fazem mães com antigamente) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário