quinta-feira, 14 de maio de 2015

O que fazer em caso de bullying?

 do PT Jornal



O caso das agressões a um jovem da Figueira da Foz voltou a relançar uma pergunta já feita por inúmeras vítimas: O que fazer em caso de bullying? Não há uma fórmula mágica para responder, mas especialistas em comportamento apresentam várias sugestões.

O caso das agressões a um jovem da Figueira da Foz, que terão ocorrido durante as férias de verão de 2014 mas que só se tornaram virais agora com a divulgação dos 13 minutos de tortura, voltou a despertar a atenção para o fenómeno do bullying.

Mas, afinal, o que se devefazer uma vítima de bullying?
Esse é o grande problema deste fenómeno: é que não existe umasolução, uma fórmula mágica que permita resolver o problema. Cada caso é diferente e tem de ser tratado de forma individual.
Ainda assim, há ideias que são relativamente consensuais. Uma das respostas obrigatórias é pedir ajuda: por muito que custe, por mais humilhante que seja admitir que se é vítima de bullying, só ao contar a alguém é possível dar um primeiro passo para resolver o problema.
Vários especialistas de comportamento apresentam sugestões que acabam por ser comuns: tentar evitar o agressor, não retaliar e recusar sentir-se inferiorizado são das mais referidas.
Neste vídeo, uma investigadora universitária revela as conclusões a que chegou após ter estudado o fenómeno do bullying nas escolas do Maranhão, no Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário