sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VII Seminário de Segurança Pública debate Violência nas Escolas

No Segundo dia de programação o “VII Seminário de Segurança Pública – Violência nas Escolas” discute questões referentes ao preconceito e homofobia nas unidades de ensino. O evento está sendo realizado no auditório da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (FAeCC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conta com a participação de vários palestrantes renomados no assunto.
 

O período vespertino foi aberto com a palestra “Violência nas Escolas – Um fenômeno multidimensional”, do professor Naldson Ramos, que é coordenador do Núcleo Interistitucional de Estudos da Violência e Cidadania (Nievci). Naldson afirmou que, por se tratar de uma instituição social, a escola reflete a sociedade. Para o pesquisador, existem duas formas de tratamento usadas para evitar o fenômeno - pela força e pela democracia. A primeira delas, comumente vista em instituições hierárquicas, reprime as ações pelo medo e pela força, explicou. A segunda, segundo ele a mais difícil de implementar, seria construída coletivamente através do diálogo e da prevenção.

Apropriando-se do conceito de escola usado pelo professor Naldson, Cândida Soares, professora do Instituto de Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos de Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), iniciou sua palestra “Preconceito, discriminação racial e violência nas escolas”, contextualizando científica e historicamente o problema, que considera ser sério e antigo. A pesquisadora também criticou a postura dos educadores que relevam as reclamações de preconceito feitas por alunos negros, que acabam sendo tratadas como algo sem gravidade. Algumas instituições, segundo ela, reprimem apenas os atos violentos que resultam de uma relação diária de maus tratamentos entre alunos.
 

Em seguida, Moisés Lopes, professor do Departamento de Antropologia da UFMT, ministrou a palestra “Diversidade sexual, preconceito e violência nas Escolas”. O pesquisador apresentou aos presentes as designações dos termos “homofobia” e “bullying”. Moisés também falou sobre os aspectos psicológicos que resultam do comportamento preconceituoso com as diversidades e os principais tipos de agressão comuns no ambiente escolar.
 

Deram sequência às apresentações de hoje, a palestra “Violência na escola – representações sociais de alunos e professores da rede pública de Cuiabá”, com a professora Lea Lima e a apresentação do filme “Entre Muros”, de Laurent Cantet. Também foi aberto espaço para discussão entre os ouvintes e componentes da mesa palestrante.

Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário