sábado, 8 de dezembro de 2012

Bullying no cinema

Caroline Ropeiro

Do Diário do Grande do ABC


Bullying no cinema

Ameaças, ofensas, pancadas e humilhações são atitudes típicas de bullying escolar. O tema, muito discutido nos últimos anos, virou documentário e está nos cinemas da Capital. 'Bullying', do diretor Lee Hirsch, conta a história de cinco vítimas norte-americanas.

A equipe de filmagem conseguiu flagrar algumas cenas de agressões. No entanto, os diálogos são ainda mais chocantes e retratam com clareza a realidade das vítimas e suas famílias.

O primeiro caso é de Tyler Long, que se suicidou aos 17 anos. Gravações caseiras mostram um garoto alegre que, segundo o pai, tornou-se distante e calado com o passar do tempo. Durante anos, o jovem foi agredido fisicamente e verbalmente por colegas da escola.

Outro caso de suicídio, ainda mais assustador pela idade da vítima, é de Ty Smalley, 11. Parte de sua história é contada pelo melhor amigo, que admite ter praticado bullying com outros garotos no passado.

O público conhece também o solitário Alex, 12. Diariamente, o garoto é xingado, leva pancadas no braço e recebe ameaças no ônibus escolar. Apesar das humilhações, ele considera os estudantes seus únicos amigos.

O filme mostra também a atitude dos educadores diante do problema. Quando os pais de Alex levam o problema para a direção da escola, escutam que esse tipo de atitude é normal entre crianças de sua idade.

A história da jovem Kelby Johnson, 15, não é menos grave. Após assumir a homossexualidade, passou a sofrer preconceito. A garota relatou que, certa vez, um professor brincou com o gênero da turma, dizendo: "Garotos antes, depois garotas, em seguida Kelby."

Há ainda o caso de Ja'Meya, 14. Considerada aluna exemplar pela família, a menina perdeu a paciência com colegas que a xingavam constantemente e levou uma arma engatilhada para dentro do ônibus escolar. Ninguém se machucou, mas a jovem foi indiciada por tentativa de assassinato.

Depois de apresentar os casos, a equipe mostra a luta dos pais de Tyler para combater o problema nas instituições de ensino. A solução, para eles, é que cada um faça sua parte e ajude o próximo, caso esteja sofrendo bullying. Também exaltou a necessidade de uma fiscalização mais rígida nas escolas e da importância de a vítima relatar as agressões.


Fonte: Diário do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário