sábado, 15 de dezembro de 2012

Polícia Militar e comunidade se unem no combate à violência escolar no Pará

Agência Pará de Notícias
Prevenir a violência escolar e o envolvimento de crianças jovens com o mundo do crime, através de palestras e atividades integradas entre polícia, escola e comunidade é o objetivo do projeto “De mãos dadas: cidadania e segurança ao alcance de todos”, posto em prática nesta semana pela 13º Área Integrada de Segurança da Polícia Militar do Pará. A instituição atendida foi a Escola Estadual Odete Marvão, no bairro Águas Negras, em Icoaraci. As atividades, que encerraram nesta sexta-feira, 7, envolveram mais de 200 alunos dos 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, além de mães e pais e funcionários da escola.

As palestras educativas abrangeram dez turmas nos turnos da manhã, intermediário e tarde, e foram ministradas na quarta e quinta-feira desta semana por dois policiais educadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), os cabos Augusto Ferreira e Elias Miranda. Nesta sexta-feira, foi a vez dos policiais militares se reunirem com os pais dos alunos. “O apoio vocês é imprescindível. Os jovens e, sobretudo, as crianças precisam ter o exemplo em casa”, reforçou o cabo Ferreira.

De acordo com o comandante da 13ª Área da PM, capitão Hélio Moraes, que idealizou o projeto junto com a direção da escola, a ideia surgiu a partir de um levantamento realizado pela PM, que revelou que o bairro de Águas Negras tem tido recorrentes casos de criminalidade e de tráfico de drogas. “Sabemos que não basta apenas prendemos os traficantes, temos que trabalhar na base, orientando as crianças sobre os prejuízos que as drogas causam para a saúde, a família e sociedade, e afastando ao máximo elas desse mundo”, afirmou o capitão, que também coordena o policiamento nos bairros do Tenoné e do Parque Guajará.

Na próxima semana, as turmas da escola visitarão o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, na área do Parque do Utinga. Lá, eles conhecerão um pouco do trabalho desenvolvido pela polícia na área e também participarão de trilhas. “A ideia é que no próximo ano a escola receba o projeto completo do Proerd, que trabalha com crianças e jovens de 11 a 15 anos, com a inclusão do conteúdo sobre orientações de cidadania e resistência às drogas na grade curricular”, adiantou o capitão Moraes.

De acordo com a diretora da escola, Tânia Pamplona, a parceria com a Polícia Militar surgiu em um momento oportuno. “A própria comunidade nos indicou essa parceria, já que estávamos tendo muito essa necessidade aqui na escola, até pela nossa área. Eles trouxeram esse interesse e nós trabalhamos na ideia”, explicou. Para ela, a educação e orientação das crianças é o melhor caminho para combater a violência. “Muitas tem contato com esse mundo desde cedo, por isso temos que trabalhar juntos. A educação é o caminho capaz de transformar a sociedade”, defende.

Para os pais das crianças, as atividades marcam o início de um novo tempo na escola. A dona de casa Suzana Flávia Oliveira, 28, comentou que a parceria entre a polícia e a comunidade escolar dará, sobretudo, mais segurança aos alunos. “É uma força a mais na educação dos nossos filhos. Por mais que se discuta sobre as drogas e violência em casa, nossas crianças precisam também receber orientação nas escolas. Sinto que meus filhos estão mais seguros com esse apoio”, afirmou Suzana, com três filhos matriculados na escola.

Texto:
Amanda Engelke - Secom
Fone: (91) 3202-0911 / (91) 8150-8965
Email: amanda@agenciapara.com.br
Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário