Área de Conhecimento: Ciências da Saúde
Categoria: Pesquisa
Apresentação: Apresentação em Pôster
Resumo:
             Este trabalho tem a intenção de fazer uma reflexão sobre o 
tema “violência na escola”, pois parece ser cada vez mais freqüente sua 
ocorrência, noticiada rotineiramente nos meios de comunicação. Alguns 
fatores parecem contribuir para isso: desestrutura familiar, uso de 
drogas, estrutura precária das escolas, falta de opções de lazer, etc. 
Além desses fatores há outro que se destaca: o ‘bullying’. Esta palavra 
da língua inglesa, traduz uma situação alarmante, pois abrange tanto a 
violência psicológica como a física. Partindo dessa realidade e visando a
 perspectiva de uma minimização de situações de violência escolar é que 
nos propusemos a investigar os fatores geradores nas escolas de 
Uruguaiana. Para tanto, foi criado um Projeto de Pesquisa com o tema: “O
 esporte como possibilidade de diminuir os índices de violência 
escolar”, com a intenção de investigar fatores que contribuem para o 
aumento dos índices de violência, e propor estratégias de combate a 
estas atitudes a partir de um repensar das práticas pedagógicas da 
Educação Física. O objetivo geral é investigar na escola se o esporte 
contribui para a redução da agressividade e da violência entre os 
alunos. Para a sustentação das hipóteses levantadas nos valemos de 
referências na literatura que tratam da questão da violência escolar e 
bullying, na delimitação do tema, selecionamos uma Escola Estadual de 
Ensino Fundamental, e como público alvo turmas da 5ª série, na faixa de 
10 a 12 anos. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário nas 
turmas escolhidas, abordando situações familiares, escolares e da 
prática da Educação Física que demonstrariam como a violência estaria 
inserida naquele contexto. Os dados foram compilados e distribuídos em 
gráficos com percentuais dos índices de violência cometida e ou sofrida 
pelos alunos. A próxima etapa do projeto foi proporcionar à escola uma 
palestra sobre bullying, ministrada pelo Vereador Rafael Alves, autor da
 lei anti-bullying em Uruguaiana, e sobre as possibilidades dos esportes
 na inserção e integração social, ministrada pelo Prof. Dr. Álvaro Cunha
 do curso de Licenciatura em Educação Física da UNIPAMPA. Alguns dos 
dados colhidos revelaram-se indicadores muito relevantes: 95% gostam de 
esportes, 85% praticam Educação Física; 32% sofreram algum tipo de 
violência na escola; 98% não acham correto agressões entre os alunos; 
99% acham que os esportes ajudam na formação das crianças e 
adolescentes. A partir da análise dos dados fica evidenciada a 
necessidade de se propor aos alunos práticas esportivas que os 
incentivem a interagir no coletivo, construindo valores importantes em 
sua formação, bem como, o respeito ao outro, às diferenças, e que 
ultrapassem o limite da competitividade e promovam a cooperação e 
solidariedade.        
Palavras-chave:
violência escolar, bullying, esporte.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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