domingo, 2 de dezembro de 2012

O esporte como possibilidade de diminuir os índices de violência escolar


Autor Principal: Claudio Alberto Pereira Gonçalves
E-mail: claudiogoncalves36@gmail.com

Co-autor(es): Fabio Augusto Gomes Costa; Newton Porfirio Moraes soares
Orientador(a): Marta Iris Camargo Messias da Silveir
Instituição: UNIPAMPA

Área de Conhecimento: Ciências da Saúde

Categoria: Pesquisa

Apresentação: Apresentação em Pôster

Resumo:

Este trabalho tem a intenção de fazer uma reflexão sobre o tema “violência na escola”, pois parece ser cada vez mais freqüente sua ocorrência, noticiada rotineiramente nos meios de comunicação. Alguns fatores parecem contribuir para isso: desestrutura familiar, uso de drogas, estrutura precária das escolas, falta de opções de lazer, etc. Além desses fatores há outro que se destaca: o ‘bullying’. Esta palavra da língua inglesa, traduz uma situação alarmante, pois abrange tanto a violência psicológica como a física. Partindo dessa realidade e visando a perspectiva de uma minimização de situações de violência escolar é que nos propusemos a investigar os fatores geradores nas escolas de Uruguaiana. Para tanto, foi criado um Projeto de Pesquisa com o tema: “O esporte como possibilidade de diminuir os índices de violência escolar”, com a intenção de investigar fatores que contribuem para o aumento dos índices de violência, e propor estratégias de combate a estas atitudes a partir de um repensar das práticas pedagógicas da Educação Física. O objetivo geral é investigar na escola se o esporte contribui para a redução da agressividade e da violência entre os alunos. Para a sustentação das hipóteses levantadas nos valemos de referências na literatura que tratam da questão da violência escolar e bullying, na delimitação do tema, selecionamos uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, e como público alvo turmas da 5ª série, na faixa de 10 a 12 anos. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário nas turmas escolhidas, abordando situações familiares, escolares e da prática da Educação Física que demonstrariam como a violência estaria inserida naquele contexto. Os dados foram compilados e distribuídos em gráficos com percentuais dos índices de violência cometida e ou sofrida pelos alunos. A próxima etapa do projeto foi proporcionar à escola uma palestra sobre bullying, ministrada pelo Vereador Rafael Alves, autor da lei anti-bullying em Uruguaiana, e sobre as possibilidades dos esportes na inserção e integração social, ministrada pelo Prof. Dr. Álvaro Cunha do curso de Licenciatura em Educação Física da UNIPAMPA. Alguns dos dados colhidos revelaram-se indicadores muito relevantes: 95% gostam de esportes, 85% praticam Educação Física; 32% sofreram algum tipo de violência na escola; 98% não acham correto agressões entre os alunos; 99% acham que os esportes ajudam na formação das crianças e adolescentes. A partir da análise dos dados fica evidenciada a necessidade de se propor aos alunos práticas esportivas que os incentivem a interagir no coletivo, construindo valores importantes em sua formação, bem como, o respeito ao outro, às diferenças, e que ultrapassem o limite da competitividade e promovam a cooperação e solidariedade.

Palavras-chave:
violência escolar, bullying, esporte.

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