quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bullying: após denúncia de mãe, diretora e professora são intimadas a depor

Menino de 7 anos afirma que foi agredido dentro do colégio em Irajá, e acusa professora de não tomar providências



Camisa do menino de 7 anos que afirma ser vítima de bullying em escola de Irajá
Foto: TV Globo / Reprodução
Camisa do menino de 7 anos que afirma ser vítima de bullying em escola de Irajá TV Globo / Reprodução
RIO — Após a mãe de um aluno denunciar que o filho de 7 anos sofria bullying na escola municipal Tarsila do Amaral, em Irajá, na Zona Norte, uma professora e a diretora da unidade serão intimadas pela polícia a depor. A mãe acusa o corpo docente da escola de não ter dado importância ao caso, que já havia sido sinalizado pela família outras vezes. Como mostrou o RJTV, no uniforme da escola estão as marcas das agressões e as blusas chegaram a ser rasgadas e sujas. O menino contou que foi socado, pisoteado e arrastado por outras crianças no colégio.

“Os garotos quando estão na educação física eles me machucam, dão soco na barriga, me chutam, me arrastam pelo chão. Por isso que eu vou estudar em outra escola”, relatou a criança.

A mãe do menino, que guardou as roupas com marcas de pisões da última agressão, reclama da atitude da professora. "A minha ordem pra ele é quando os garotos fizerem alguma coisa, não faça nada. Faça queixa para professora. Ele fala: tia', aí ela: 'senta e cala boca'.

Registro na polícia
Depois de vários bilhetes na caderneta informando o problema, ela pediu a troca de turno e uma reunião com a escola. Um documento mostra que a escola considera o bullying como uma "brincadeira mais agressiva". A partir daí, um funcionário do colégio passou a acompanhar o menino, mas as agressões não pararam e a mãe foi à polícia.

No último dia nove, ela registrou os maus tratos na delegacia e também foi ao Conselho Tutelar. Segundo a mãe do menino, a direção da escola diz que não pode fazer nada e que agressões são comuns dentro do colégio. A mãe diz ainda que a direção não tem estrutura e profissionais para lidar com essa situação de bullying.

Secretaria de Educação abre sindicância para apurar o caso
Na tarde desta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação decidiu abrir uma sindicância em relação à denúncia da família. Por meio de uma nota, a Secretaria informou que recebeu as novas informações da direção da escola Tarcila do Amaral e que por isso decidiu investigar melhor o caso.

Anteriomente, a Secretaria havia informado que a escola não tinha registro de nenhuma agressão contra o garoto. Eles informaram ainda que uma equipe com pedagogos, psicólogos e assistentes sociais vai à escola conversar com professores e alunos.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário