quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Deputado realiza audiência contra bullying em Nerópolis


Diário da Manhã

Da assessoria da Alego
O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Nascimento (PSD), realizou na manhã de ontem, em Nerópolis, audiência pública para discutir o bullying que afeta alunos e professores da rede de ensino. O evento aconteceu no Colégio Estadual Doutor Negreiros.

Participaram da sessão, além do parlamentar: a diretora do Colégio Estadual Doutor Negreiros, Laurilene Meirelles; o representante do Batalhão Escolar da Polícia Militar, 1º sargento João Lucas; o secretário municipal de Ação Urbana, Haroldo Gomes do Prado; o secretário municipal de Educação, Antônio Perin; o coordenador do Programa Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Goiás, juiz e palestrante Thiago Soares Castelano Lucena de Castro.

Frederico disse que a iniciativa da parceria entre Assembleia e Poder Judiciário para debater o tema é a primeira série de reuniões que se pretende fazer em todo o Estado. Bullying consiste em atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos praticados dentro de uma relação desigual de poder. “A educação de temáticas como essa é importante para formar consciência cidadã, o Estado tem que fazer sua parte.”

O juiz Thiago Soares expôs a experiência profícua do projeto implantado e executado em Caiapônia, que hoje já colhe frutos. “Quando discutimos o bullying se tem a ideia que o caminho para acabar com esse problema é a punição, e eu afirmo que esse não é o caminho. Prevenção é o caminho e vem com a conscientização.”

Ele informou que, durante a implantação do programa na cidade de Caiapônia, foram entregues aos alunos cartilhas que foram divulgadas pelos diretores e professores das unidades escolares. Com o objetivo de conscientizar o aluno, as professoras e diretoras devem executar atividades educativas previstas na cartilha, como teatro, abordando o assunto, concursos de redação, entre outros.

“Foi um ano de projeto desenvolvido discutindo questões sobre justiça, cidadania e direito. Esse projeto, além de despertar e mudar o conceito de cidadania e respeito, desperta a leitura e o estudo. No entanto, falta vontade do Estado para difundir o projeto”, avaliou o juiz Thiago Soares.

O 1º sargento João Lucas, representante do Batalhão Escolar da Polícia Militar, revelou que existe uma receita para não ser vítima do bullying. “Procure não se incomodar com algum apelido. Se você achar ruim, ele vai pegar e se pegar vai ser atormentado por ele pelo resto da vida. Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.”

A diretora do Colégio Estadual Doutor Negreiros, Laurilene Meirelles, agradeceu o autor da iniciativa, deputado Frederico Nascimento, por levar o debate sobre o bullying até a escola. “Essa parceria é importante para conseguir um resultado. A escola sozinha não consegue combater esse mal, além do papel de educar, ensinar e transmitir valores, que são papéis complementares.”

Após a fala dos componentes da mesa, foi aberto espaço para participação dos alunos e demais presentes fazerem questionamentos e sugestões.

Frederico Nascimento informou que a Comissão que ele preside vai realizar um concurso de redação com o objetivo de prevenir o bullying e as drogas nas escolas. Haverá premiação concedida pela Comissão e o concurso será levado para os demais municípios goianos.

O deputado relatou brevemente sua trajetória curricular desde os primeiros anos de vida escolar, até a graduação e pós-graduação. Disse que para crescer na vida é preciso ter uma profissão. “Cada um deve entender que para crescer na vida é importante ter uma profissão, ter a opção de escolher seu caminho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário