terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fórum Ambiental fala sobre a violência nas escolas de Barcarena

Escrito por Bárbara Brilhante   fonte: O Cabano On line

O III Fórum de Educação Ambiental reuniu trabalhos escolares que utilizaram a violência como tema
Tratar do meio ambiente é, também, tratar da relação com o outro e do tipo de olhar que lançamos ao próximo e ao local onde vivemos. Combater a violência também passa pela sensibilidade socioambiental, foi o que disse a professora Dra. Patrícia Segtowich, na abertura do III Fórum de Educação Ambiental realizado nesta sexta-feira, 07, em Barcarena.
 

O evento é a culminância da programação desenvolvida durante o ano, dentro das escolas do município, através do programa “Bola pra Frente, Educação pra Gente”, da Hydro Alunorte e prefeitura local. Em 2012, o tema escolhido para nortear os projetos socioambientais desenvolvidos pelas instituições foi a “Violência”.
 

“Durante todo o ano, trabalhamos com colegas professores, alunos e a comunidade na sensibilização para as problemáticas do município, pois quando não se é sensível a algo, não se busca mudanças”, complementa Patrícia, responsável pela capacitação em educação ambiental dos professores.
 

A construção dos projetos socioambientais pelas escolas é uma exigência para a permanência no programa. Além disto, é uma forma de implantar a Agenda 21 Escolar, baseada no plano diretor do Ministério do Meio Ambiente.
 

“O programa tem uma história que nasceu de um sonho de transformar a realidade que tínhamos nas escolas na que temos agora. Para termos o equilíbrio, precisamos de pessoas empenhadas em mudar, em melhorar. O que vemos hoje é a implantação desse pensamento na rotina das escolas. A consciência dos alunos está mudando e isso já é uma grande vitória”, comemora Alberto Muller, coordenador do programa.
 

O fórum aconteceu no Hotel Samaúma e iniciou por volta de 8h da manhã.
Cerca de 400 pessoas estiveram no local. Dentre elas o diretor do departamento de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Roberto Cravo, além de estudantes, professores e diretores.
 

“A parceria entre prefeitura, empresa e escolas têm trazido frutos e engrandecido a educação e o ensino ambiental no nosso município com ações implantadas nos colégios e nas comunidades da região”, disse Carlos Cravo, da Semed.
 

Ao todo, são 2.500 estudantes de 28 escolas parceiras que realizam atividades relacionadas a questões socioambientas ao longo do ano. Assuntos como a depredação do patrimônio público e do meio ambiente, o *bullying* e a valorização do ser humano foram algumas das vertentes escolhidas para discutir a violência dentro das escolas e na comunidade.
 

Antes do desenvolvimento do projeto “Agenda 21 Com-Vidas: Construindo um ambiente de solidariedade e paz”, foi realizado um levantamento na Escola Municipal Arapari para identificar as principais causas de* bullying*entre os alunos do colégio. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Elis Regina Almeida, o projeto teve o objetivo de informar os alunos e combater a problemática na instituição de ensino. “Fizemos várias palestras para mostrar o que é o *bullying*e dizer que não é algo normal. Vimos o envolvimento dos alunos e a curiosidade sobre o assunto”, explica.
 

Dentre as apresentações culturais, foi apresentada uma revista feita pelos próprios alunos da escola Checralla Salim Khayat, o grupo de teatro da escola Laurival Magno Cunha também ganhou espaço e animou os participantes.
 

Mas, a grande atração foi o grupo de dança dos alunos da escola São Francisco Xavier, que recebeu aplausos de pé e movimentou o evento.
 

Das seis escolas que apresentaram projetos e concorreram ao prêmio de
“Escola Destaque 2012”, a escolhida foi a Escola Municipal José Maria Machado e a professora Maria do Socorro Sousa Moura, diretora da instituição, foi premiada como “Professora Destaque 2012”.
 

Já o prêmio de “Aluno Destaque 2012” foi conquistado por Jhonata Chaves, de 14 anos, da Escola Municipal Checralla Salim Khayat. “Foi a segunda vez que participei e fiquei muito feliz em ganhar, pois este prêmio não é só pra mim, mas também para todos os meus colegas e professores”,comemorou Jhonata.
 

Após as premiações, foi o momento de divulgar os nomes dos jovens atletas selecionados para integrar as equipes feminina e masculina do Alunorte Rain Forest 2013. A final das seletivas aconteceu no último dia 1º, após 3 meses de testes. Foram anunciados os 32 nomes para compor os dois times. O momento foi de muita surpresa e emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário