segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Adolescentes do Projovem fazem reflexão sobre bullying


FOTO: DIVULGAÇÃO
Além da palestra, alunos assistiram a uma peça teatral sobre o tema

ITATIAIA
O Projovem Adolescente realizou uma tarde de reflexão com os alunos do Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon na última semana. O evento, com tema O Projovem discutindo o bullying na escola, contou com uma palestra sobre o bullying, seus diferentes tipos e suas consequências, realizada pelas adolescentes que participam do Projovem de Penedo.

Segundo a coordenadora geral do Projovem, Natália Martins, a violência causa traumas. “O bullying é um tipo de violência que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas contra um colega ou mais, causando dor e angústia”, explicou  Natália.

Além da palestra, os alunos assistiram a uma peça teatral sobre o tema, encenada pelo Projovem de Porto Real. A peça foi escrita e é encenada pelos adolescentes, acompanhados pela coordenadora de Porto Real. “Os adolescentes encenaram o cotidiano das brincadeiras realizadas dentro das salas de aula, e o sofrimento que estas podem causar. Depois do teatro, os alunos do Ottorino Zanon puderam refletir sobre suas práticas no dia a dia e falar sobre o bullying. Esse evento foi muito importante por trabalhar com um tema tão essencial para uma melhor convivência entre as crianças e adolescentes. Também foi importante pela troca de experiências com outro grupo do Projovem na região”, relatou Natália Martins.

No município, o Projovem é vinculado à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e conta com cinco coletivos: Penedo, Vila Flórida, Vila Maia, Vila Esperança e Campo Alegre. O evento da última quinta feira fez parte do Plano de Ação do Coletivo de Penedo, marcando a participação social dos adolescentes e a respectiva responsabilidade de cada um na comunidade onde vive.


Fonte: A Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário