domingo, 2 de dezembro de 2012

Prevenção à violência mobiliza comunidade escolar em Ipatinga

O dia foi marcado por atividades que mostraram o que os alunos aprenderam durante os meses em que estudaram a temática, como apresentação de capoeira, hip-hop e premiação das melhores redações, desenhos e músicas criadas pelos estudantes em torno do assunto

 

A oficina de capoeira é uma das iniciativas com o objetivo de estimular a paz na comunidade escolar
(Crédito: Agência Minas)



IPATINGA
- Ontem (30) foi um dia atípico na Escola Estadual Chico Mendes, no bairro Bethânia, em Ipatinga, quando os mais de 700 alunos participaram das últimas oficinas que integram o projeto “Cultura de Paz na Escola”, realizado pelos Programas Mediação de Conflitos e Fica Vivo, do Governo de Minas. O dia foi marcado por atividades que mostraram o que os alunos aprenderam durante os meses em que estudaram a temática, como apresentação de capoeira, hip-hop e premiação das melhores redações, desenhos e músicas criadas pelos estudantes em torno do assunto.

Coordenadas por psicólogos, advogados e assistentes sociais dos programas Mediação de Conflitos e Fica Vivo, as atividades começaram em agosto e mobilizaram toda a comunidade escolar. Durante oficinas específicas, os professores obtiveram informações detalhadas da proposta da “Cultura de Paz” que possui seis eixos: preservar o planeta, respeitar a diversidade, rejeitar a violência, ouvir para compreender, ser generoso e redescobrir a solidariedade. Depois, eles construíram um plano de trabalho que incluiu a abordagem da temática nas disciplinas. Os pais e os alunos também tiveram oficinas separadas com exposição de situações do cotidiano em que eles puderam apontar soluções.


ENVOLVIMENTO

Segundo a gestora social do Centro de Prevenção à Criminalidade de Ipatinga, Francislaine Sampaio, o envolvimento dos pais, dos alunos, dos professores e da direção da escola superou as expectativas das equipes que coordenaram o projeto. “O tema foi sugerido por nós, mas a construção das ações foi realizada em conjunto com a comunidade escolar”, afirma Francislaine. Ela destaca os concursos de desenho, redação e música como exemplos de atividades que motivaram os alunos, além da criação do mascote da Cultura de Paz, grafitado no muro da escola.

CONFLITOS

O pedido para que o Programa Mediação de Conflitos desenvolvesse um projeto de prevenção à violência na escola Chico Mendes foi feito pela diretora Maria Barcelos. “Havia muito conflito entre os alunos e foi trabalhada com eles a importância do diálogo e do respeito”, afirma. Barcelos acredita que as oficinas e o entendimento do que é Cultura de Paz pode fazer diferença no dia a dia da escola. A gestora social do Centro de Prevenção à Criminalidade acrescenta que os resultados podem ultrapassar os muros da escola e impactar até o bairro, já que o objetivo das oficinas é apresentar o tema de forma dinâmica e multiplicar a “Cultura de Paz” e “Prevenção à Violência” em toda comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário