sábado, 1 de dezembro de 2012

Projeto de prevenção à violência mobiliza 700 alunos em Ipatinga

Projeto reuniu alunos de uma escola estadual da cidade.
Oficinas foram realizadas durante três meses.

Patrica Belo Do G1 Vales de Minas Gerais
 
Os mais de 700 alunos realizaram durante, três meses, diversas oficinas. (Foto: Assessora do Estado de Minas Gerais / Berenice Martins) 
Os mais de 700 alunos realizaram durante três
meses diversas oficinas. (Foto: Berenice Martins/
Governo de Minas Gerais). 

A noite desta sexta-feira (30) foi diferente na Escola Estadual Chico Mendes, no bairro Bethânia, em Ipatinga. Cerca de 700 alunos participaram das últimas oficinas que integram o projeto “Cultura de Paz na Escola”, realizado pelos Programas Mediação de Conflitos e Fica Vivo.

O dia foi marcado por atividades que mostraram o que os alunos aprenderam durante os meses em que estudaram a temática, como apresentação de capoeira, hip-hop e premiação das melhores redações, desenhos e músicas criadas pelos estudantes em torno do assunto.

 

Cultura de Paz
O evento foi coordenado por psicólogos, advogados e assistentes sociais dos programas Mediação de Conflitos e Fica Vivo. As atividades começaram em agosto e mobilizaram toda a comunidade escolar.

Durante oficinas específicas, os professores obtiveram informações detalhadas da proposta da “Cultura de Paz” que possui seis eixos: preservar o planeta, respeitar a diversidade, rejeitar a violência, ouvir para compreender, ser generoso e redescobrir a solidariedade.

Depois, eles construíram um plano de trabalho que incluiu a abordagem da temática nas disciplinas. Os pais e os alunos também tiveram oficinas separadas com exposição de situações do cotidiano em que eles puderam apontar soluções.

“Desde que começamos a realizar as oficinas eu não tenho pensando em outra coisa. Despertou ainda mais a minha vontade de participar das aulas”, diz o aluno Rafael de Oliveira, de 12 anos.

A gestora social do Centro de Prevenção à Criminalidade de Ipatinga, Francislaine Sampaio, disse que, o envolvimento dos pais, dos alunos, dos professores e da direção da escola superou as expectativas das equipes que coordenaram o projeto.


“O tema foi sugerido por nós, mas a construção das ações foi realizada em conjunto com a comunidade escolar”, afirma Francislaine. Ela destaca os concursos de desenho, redação e música como exemplos de atividades que motivaram os alunos, além da criação do mascote da Cultura de Paz, grafitado no muro da escola.

A gestora social acrescenta que os resultados podem ultrapassar os muros da escola e impactar até o bairro, já que o objetivo das oficinas é apresentar o tema de forma dinâmica e multiplicar a “Cultura de Paz” e “Prevenção à Violência” em toda comunidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário