domingo, 2 de dezembro de 2012

Estudantes escrevem livro sobre assédio moral

Caroline Ropero Do Diário do Grande ABC

Celso Luiz

Para combater o bullying, estudantes entre o 6º e 9° anos da Escola Estadual Professor Oscavo de Paula e Silva, de Santo André, lançaram o livro O Silêncio das Vítimas. A publicação tem histórias reais e fictícias escritas pelos 130 alunos que participaram do projeto, organizado pelo professor Roberto de Oliveira.

"É importante conscientizar as pessoas. Já vi gente fazendo isso", diz Bruna Carvalho, 12 anos, que sofreu assédio moral na infância. "Antes de usar aparelho, me chamavam de dentuça. Deixei de brincar na rua por isso", conta.

Raphaela Pirolo, 12, também recebia apelidos. "Não me achava gorda, mas diziam que eu era, então levava em conta. Quase não tinha amigos. Hoje, se vejo alguém sofrendo, procuro ajudar. Sei o que está sentindo."

Para Carolina Delamangi, 12, basta ter uma característica diferente para ser vítima. "É preciso que todos tenham atitude para acabar com isso. Assim que um fizer diferente, outros também farão."

Gabriela Granado, 12, acredita que o bullying  pode acabar e que quem sofre é capaz de superar o trauma. "Eu sou baixinha e, antigamente, recebia apelidos. Não queria ir à escola. Agora, não ligo. Ser diferente é se destacar."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário