sábado, 14 de maio de 2011

Vereadores defendem política antibulling nas escolas

Tramita um projeto na Câmara que combate a essa prática

As consequências negativas de recentes casos de bullying em escolas públicas e privadas no Piauí e no Brasil motivou os vereadores Teresa Britto (PV) e Renato Berger (PSDB) a elaborar um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Teresina para incluir, nas instituições de ensino da capital, um projeto pedagógico de prevenção e combate ao bullying escolar.

"O bullying começa a ser notado nas escolas de Teresina. Na grande maioria são alunos que convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as próximas vítimas do agressor, prejudicando a identificação dos agressores. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência de bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema ou se negam a enfretá-lo", declarou a vereadora Teresa Britto.

A vereadora está solicitando que a Prefeitura de Teresina insira profissionais da psicologia nas equipes multidisciplinar que prestam serviço das escolas municipais. Segundo a parlamentar, hoje existe uma participação do pedagogo, mas ainda não há o trabalho do psicólogo nas escolas. Para isso, é necessária a inclusão pela Prefeitura destes profissionais tão importantes no trabalho de prevenção e combate ao bullying nas equipes que atuam nas escolas.

Entre os objetivos está a conscientização da comunidade escolar sobre o conceito de bullying e suas conseqüências; prevenir, diagnosticar e combater; orientar os envolvidos na situação, visando a recuperação da autoestima e da convivência harmônica no ambiente escolar e social; envolver a família no processo de construção da cultura de paz nas unidades escolares; aplicar medidas sócioeducativas aos agressores e capacitar a equipe de profissionais que trabalha nessas instituições.

Considera-se bullying qualquer prática de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo praticada por uma pessoa ou um grupo com o objetivo de intimidar, constranger e humilhar, causando dano emocional e físico à vítima.

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário