terça-feira, 17 de maio de 2011

Educação contra bullying começa em casa

Pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e manter diálogos com as crianças.

Estados Unidos - Muitas vezes, o bullying acontece entre crianças, sendo que o “valentão” pode continuar agindo dessa forma durante toda a sua vida. Uma forma de impedir que crianças desenvolvam esse comportamento é através da educação que os pais dão aos seus filhos dentro de casa e também o modo como o relacionamento entre os adultos e a criança é estabelecido.
Uma pesquisa desenvolvida nos centros médicos University of Texas Southwestern Medical Center e Children’s Medical Center (EUA) analisou a ocorrência de bullying em filhos de pais que participaram de um estudo nacional sobre saúde infantil de 2003 a 2007.

O estudo mostrou que a maioria das crianças que agiam de forma violenta contra outras tinham problemas emocionais, comportamentais ou desenvolvimentistas.

Atenção ao comportamento

Para evitar o bullying os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e manter diálogos com as crianças. Alguns fatores que podem aumentar as probabilidades de a criança começar a agredir colegas é a forma como os pais a tratam, sendo violentos ou deixando claro que ela é um incômodo. A autora da pesquisa, Rashmi Shetgiri, afirma que “os pais podem encontrar formas de administrarem qualquer sentimento de raiva contra a criança e podem trabalhar com profissionais para terem certeza de que quaisquer preocupações emocionais ou comportamentais que eles tiverem com a criança, assim como com a saúde mental deles mesmos, serão abordadas”.

Reportagem publicada originalmente no caderno Viver com Saúde, veiculado às segundas-feiras nos jornais do Grupo Sinos

Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário