domingo, 15 de maio de 2011

Bullying, a nova moda é excluí-lo

Bullying é um termo da língua inglesa derivada de outra: Bully que significa valentão. Se refere a toda forma agressiva: física e verbal, intencional e repetitiva, praticada em grupo ou individualmente, com a intenção de intimidar ou humilhar a vítima, sendo realizada dentro de uma relação desigual de poder.

Se divide em direto, mais comum entre o sexo masculino, e indireto, mais comum entre o sexo feminino e crianças, que tende a fazer um isolamento social da vítima. Também estão inclusos os apelidos pejorativos, com o intuito de abusar moralmente das pessoas.

Ele pode ser praticado na escola, no convívio social externo, no trabalho, em todos os lugares. É um problema social que infelizmente sempre foi ignorado por ser tratado como “comum” e “inofensivo”.

O bullying praticando em crianças pode levar a formação de uma pessoa com sentimentos negativos e problemas de auto-estima e problemas em manter relacionamentos. Podendo assumir atitudes agressivas e em casos mais extremos, o suicídio.

As pessoas que não são vítimas, mas presenciam o ato também são afetadas, pois com medo de ser as próximas vítimas do agressor, se silenciam, experimentando sentimentos de ansiedade e incerteza.

Retratado em filmes de comédia e seriados de televisão, o bullying é muito mais do que uma piada. Ele fere a constituição, que prevê o direito do respeito a dignidade da pessoa humana e aos direitos do consumidor, pois por uma escola particular ser uma prestação de serviço, a escola é responsável pelo que ocorre em seu interior.

Recentemente vimos o jovem australiano, Casey Heynes, que depois de anos de agressão, resolveu revidar. Sua ação foi divulgada no mundo inteiro e trouxe novamente a tona o assunto.

Outro caso que não foi feliz, foi o que acontece, quando o bullying é praticado tendo como vítima, uma pessoa que já possui distúrbios psicológicos, que foi o massacre em Realengo.

Essa prática é um crime, e deve ser apagada de nosso meio.

Que os pais levem a sério o assunto, e ensinem os filhos a não praticar tais atos violentos, e os acompanhem. Movamos a sociedade, começando em nossa esfera de abrangência: Família, amigos, sala de aula, grupo de ensino, vizinhança.

Divulguem o combate ao bullying e teremos uma sociedade melhor.

Fonte: oSabeTudo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário