quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gino apresenta projeto de lei que cria CIPAVE



Gino cria projeto de lei que implementa melhorias para Educação - Foto: Éder Gonçalves
O projeto de lei proposto pelo vereador Gino Ferreira (DEM), que dispõe sobre a criação do “Programa Permanente de Prevenção de Acidente e Violência Escolar” e implementa o serviço social nas escolas públicas municipais foi apresentado ontem (12), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Dourados.

Segundo o autor do projeto, a proposta é criar ‘Comissões Internas de Prevenção de Acidente e Violência Escolar’ (CIPAVE) que terá como função monitorar situações de risco dos estudantes, propondo medidas para reduzir e eliminar circunstâncias adversas que preconizam a violência. “Alunos que depredam o patrimônio da escola, desacata funcionários, causa maus-tratos aos colegas, enfim, alunos infratores receberão orientações de profissionais qualificados e, em seguida, terão que prestar serviços na escola, como penalidade”, explica.

Gino fala que o CIPAVE será responsável em capacitar docentes e equipe pedagógica para que eles tenham condições de atuar em situações extremas. “Eles também deverão promover palestras junto a comunidade escolar, corpo docente e discente, sobre temas que estimulem o interesse em segurança, cidadania e respeito ao próximo”, afirma.

Segundo o vereador para que o projeto seja desenvolvido satisfatoriamente é necessária a participação dos professores, alunos, diretores, funcionários e pais, pois atividades em conjunto garantirão planos de ações capaz de atender a demanda da escola levando em conta a realidade de cada ambiente. “Caberá a comissão prestar assistência social aos alunos e seus familiares, desenvolver atividades técnicas profissionais. Pois sabemos que a Educação é o futuro do nosso país. E não basta apenas criar medidas de prevenção e sim, criar mecanismo para que o estudante tenha condições de se aperfeiçoar e ter um direcionamento profissional”, diz.

Para Gino, o combate a violência dentro das escolas é um importante aliado para diminuir a evasão escolar, atenuar a prática do bullying e outras agressões tendo como resultado o melhor desempenho do aluno em sala de aula. “Nós, como agentes políticos precisamos lutar por melhoria na Educação. Uma criança que vai para a escola não pode se tornar refém da violência, seja ela qual for. Muitos desses alunos que praticam ações abusivas muitas vezes sofrem pela falta de afeto e atenção. Precisamos dar condições estruturais e psicológicas para nossos estudantes”, destaca.

 
Fonte: Agora MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário