sábado, 10 de setembro de 2011

Escolas estaduais de Coxim organizam cronograma para o dia de combate ao bullyng

O dia de combate ao bullyng acontece no dia 15 de setembro em todas as 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul

do Idest, Bruno Crippa

Foto: do Idest, Bruno Crippa

O cronograma das escolas estaduais de Coxim está pronto para o Dia Estadual de Combate ao Bullyng Escolar, que acontece no dia 15 de setembro, simultaneamente, em todas as 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. O evento contará com apresentações, palestras, teatros, jogos educativos e outros meios que cada escola realizará.

Em Coxim, a escola estadual Padre Nunes já tem seu cronograma, segundo a diretora, Gisele Fuzineli, haverá aulas focadas no tema bullyng, será utilizado todo material de apoio enviado pela Secretaria de Educação do Estado. No período matutino haverá uma panfletagem sobre o tema na Concha Acústica, na parte da tarde panfletagem em torno da escola, informando a vizinhança sobre o tema, além de palestras e exposição de trabalhos dos alunos sobre o tema.

Já a coordenadora pedagógica da escola estadual Semíramis, Sirley Barreto, informou que haverá uma parada em frente a escola com folders para prevenção e orientação do bullyng, e que após o dia 15, os alunos da manhã organizarão um teatro sobre o tema para os alunos do ensino fundamental do período vespertino.

 Bullying

O Bullying é a prática da violência entre os estudantes ou em qualquer círculo social, eles não respeitam o ambiente escolar e acabam partindo para a agressividade por motivos banais. Esse tipo de problema tem preocupado os educadores, que não sabem exatamente como lidar com a situação. O Bullying acontece tanto na infância como na adolescência e até na vida adulta resultando em agressões físicas e verbais, quanto mais precoce for contido esse problema de comportamento, melhor será a reabilitação em sociedade desse indivíduo. Por isso é mais fácil instruir as crianças do que os jovens que já possuem uma postura rebelde típica da idade, as escolas precisam organizar projetos para combater o avanço do Bullying, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro da sociedade. Investindo na expansão desse assunto, o ambiente escolar tende a melhorar significativamente, além de incentivar o bom comportamento gerando não só o melhoramento do comportamento escolar, mas também melhores adultos, filhos, enfim pessoas melhores tanto dentro quanto fora de casa em seu convívio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário