segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Comissão estuda desconstrução da violência no ambiente escolar em Linhares

A Comissão de articulação do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, formada por profissionais do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), por meio do Escritório Regional Norte e da Superintendência Regional de Educação de Linhares, realizaram na última sexta-feira (09), a primeira reunião de trabalho que teve como objetivo, traçar diretrizes e ações para sensibilizar a rede de atendimento municipal de Linhares na desconstrução da cultura da violência no ambiente escolar.

O encontro aconteceu em Linhares, Norte do Estado, onde a Comissão atuará e foi coordenada pela gerente do escritório regional Norte do Iases, Maria Cândida Bromatti e dos profissionais de educação de Linhares, representados pelos educadores Paulo César Brito Veiga, Marconi Costa, Rosilene Firme de Almeida, Valdirene Fernande, Maria Júlia Nunes Falchet, Regina Célia da Silva Jacobson e Ruth Soares Ambózio.

A formação e atuação da Comissão foi proposta no I Seminário Setorial da Regional Norte sobre o tema: Mediação de Conflitos no ambiente escolar, ocorrido no dia 12 de agosto.

O evento realizado pelo Iases, por meio do Escritório Regional Norte, com o apoio do Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio da Infância e Juventude (Caij) e da Faculdade Pitágoras, reuniu aproximadamente 250 pessoas e promoveu um espaço de debate sobre as relações de conflito no ambiente escolar, e incentivou a troca de informações e experiências entre as instituições e profissionais envolvidos no trabalho com crianças, adolescentes e jovens da Regional Norte.

O comprometimento da equipe responsável pela implantação das propostas discutidas e apresentadas na plenária no I Seminário Setorial da Regional Norte, que atualmente integra esta Comissão, demonstra o interesse da comunidade de Linhares, em desenvolver o trabalho em rede para o fortalecimento das ações conjuntas para promoção da prevenção à violência escolar e a garantia de direitos de crianças e adolescentes, disse a gerente do Escritório Regional Norte do Iases, Maria Cândida Bromatti.
 
Regional Norte
O escritório regional do Iases está localizado em Linhares é a referência de gestão e articulação da rede interinstitucional socioeducativa na Região Norte. Em Linhares, também estão localizadas as Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Norte, que estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br 

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário