sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cascavel: Palestra sobre Bullying reúne estudantes das primeiras séries

A psicóloga Helena Leandro promoveu reflexão sobre as consequências do fenômeno

Acadêmicos das primeiras séries prestigiam palestra
Acadêmicos das primeiras séries prestigiam palestra

Em apoio à campanha da RPC TV ‘Paz sem voz é medo’, a Universidade Paranaense – Unipar promoveu palestra para conscientizar sobre bullying, tido como principal causa de briga nas escolas. O assunto foi discorrido pela professora Helena Regina Leandro e envolveu alunos dos cursos de Psicologia, História, Matemática e Administração.

Segundo a psicóloga, o comportamento de bullying é provado pela falta de aceitação das diferenças, diversidade e preconceito: “Alguns apelidos surgem de forma carinhosa, mas se o sujeito não gostar é bullying”.

A professora apresentou vídeo que teve mais de 230 milhões de acessos na internet: o caso do menino australiano Casey Heines. Após anos sofrendo discriminação, o garoto de quinze anos revidou ao ataque de colega. Em depoimento a uma rede de TV, Casey falou da angústia que sentia e desejo de suicídio.

A tragédia ocorrida em escola de Realengo também foi relembrada na palestra. A professora aproveitou para falar sobre o perfil de quem pratica bullying, do alvo e do cúmplice. Ela atenta para o comportamento antissocial do agressor e atitudes criminosas.

“O transtorno de conduta - estado de oposição as regras - se não tratado quando criança evolui para a fase adulta, desencadeando baixa autoestima e problemas de relacionamento (comportamento que se aproxima ao do bullying)”, afirma a psicóloga, que também enfatiza o problema da falta de aceitação e isolamento do outro: “Chamamos alguém de estranho sem nos dispor a nos aproximar e sem saber que estamos causando algo ruim para aquela pessoa”.

Além da palestra, o Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) criou exposição de painéis, com fotos e reflexões sobre o fenômeno do bullying.

Fonte: UNIPAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário