sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Look straight ahead

Por Samir Naliato


Editora: Cuckoo’s Nest Press – Edição Especial (compila todos os capítulos da webcomic homônima, publicada no tumblr da autora, entre 2009 e 2012).

Autores: Elaine M. Will (roteiro e arte)

Preço: US$ 19,95

Número de páginas: 256

Data de lançamento: Outubro de 2013

Sinopse

Jeremy Knowles tem 17 anos e sonha em ser um grande desenhista. No entanto, a pressão dos pais e o bullying sofrido no colégio acabam provocando nele um esgotamento nervoso, o que irá colocar seus anseios e sua vida em cheque.

Positivo/Negativo

A canadense Elaine Will foi uma das últimas autoras a ganhar oXeric Award, o maior prêmio dos quadrinhos independentes norte-americanos, que durante 20 anos ajudou artistas iniciantes a viabilizar suas publicações impressas.

Ela concorreu com a webcomic de fôlego Look straight ahead, e em 2013 teve seu trabalho publicado pela editora independente Cuckoo’s Nest Press, em parceria com o Saskatchewan Arts Board e aXeric Foundation.

Look straight ahead foi um trabalho corajoso, pois Elaine ficcionou um esgotamento nervoso que ela mesma viveu, no final do ensino médio, e que à época não teve um diagnóstico preciso, mas atualmente poderia ser entendido como transtorno bipolar.

O protagonista da história, Jeremy Knowles, é um adolescente introvertido, com dificuldades para lidar com a pressão da escola, dos pais e da sociedade. Para piorar, ele sente uma paixão platônica pela namorada de um amigo, e sofre bullying diário de dois colegas.

Jeremy só tem paz ao divagar desenhando e após comer seu chocolate preferido, mas nessas divagações ele passa a delirar, pensando ter visto e falado com Deus.

Aos poucos, torna-se bastante agressivo em casa e na escola, até surtar durante uma aula de química, deixando todos preocupados. Ele também fica paranoico, achando que seus colegas opressores querem matá-lo. Isso leva seus pais a internarem-no numa clínica psiquiátrica, onde vai aprender a lidar e a lutar com seus demônios internos, por meio da arte.

O quebra-cabeça foi uma das ótimas metáforas empregadas nos delírios de Jeremy. No início, várias peças perpassam-no, mas não se encaixam, pois ele está vivenciando um momento de ruptura consigo e com a realidade.

Depois, ao ver duas peças se encaixando, o jovem interrompe o processo e se culpa por não estar à altura do que a sociedade espera dele. Contudo, ao conseguir se libertar do mundo ilusório que havia criado para si próprio e enxergar a realidade como ela é, as peças vão se completando até formar uma bela paisagem colorida.

E por falar em cor, merece menção a forma como a autora pontuou os poucos momentos coloridos na trama, estabelecendo o limite entre a fantasia exacerbada e a lucidez.

Os quatro anos que Elaine levou para produzir a HQ mostram a evolução de seu traço e atestam sua segurança na composição das páginas, em especial aquelas em que são retratados os delírios de Jeremy, pois ela emprega o surrealismo e a metalinguagem de forma soberba, assemelhando-se bastante a Mike Allred (Madman e Surfista Prateado) e Mario Cau (Terapia e Nós).

A edição impressa traz como bônus dez artes exclusivas, uma delas assinada por Jeff Lemire.

Para quem quiser conferir a HQ, há a opção de lê-la completa no Tumblr da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário