sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Crianças e internet: saiba o que seu filho mais acessa

Crianças no computador (Foto: Reprodução)








Agora são as redes sociais que mais chamam a atenção das crianças na web

Por Crescer online
O que você mais teme que o seu filho veja na internet? E o que será que ele realmente busca? Dados divulgados recentemente pela ferramenta de Controle dos Pais da Kaspersky Lab revelam o que as crianças mais tentaram acessar online no primeiro semestre de 2015.
Em primeiro lugar estão as redes sociais, com cerca de 6,5 milhões de tentativas de visitas. Depois vem o e-mail (1,3 milhão) e os jogos online (1,05 milhão).
Um fato curioso (e positivo) é que a categoria pornografia, que tanto preocupa os pais, caiu bastante: está em 7° lugar, com 200 mil tentativas de acesso. Há dois anos, segundo a Kaspersky Lab, o bloqueio de conteúdos com conotação sexual ocupava a 2ª colocação no Brasil, correspondendo a quase 19% das ocorrências. Atualmente, o índice representa 0,65%.
A pesquisa mostra ainda que houve mudança no horário em que os bloqueios acontecem. Em 2011, a maior parte das detecções ocorriam às 16h. Já em 2015, o horário predominante é às19h.
Cyberbullying
Sabia que bullying não ocorre só ao vivo e a cores? No mundo virtual, pela internet, também existe esse tipo de assédio moral. E 48% dos pais se preocupam com o assunto, segundo pesquisa global da Kaspersky Lab com a B2B International.

“Nosso estudo mostrou que as crianças relutam em admitir que são vítimas de bullying, tanto que 51% dos pais só descobriram depois de um longo tempo ou quando o abuso online se transformou em assédio moral no mundo real (26%)”, comenta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.
Como proteger as crianças na internet
Evitar completamente os riscos que a internet ofecere não é possível, mas, com algumas medidas simples, dá para proteger as crianças. Para controlar o que elas acessam, é necessário, antes de tudo, conversar com seus filhos para alertar sobre os riscos no mundo online.
Depois, é preciso explicar a importância de manter as informações pessoais protegidas e nunca revelar pela internet detalhes como endereço, número de telefone, nome da escola.
Também vale investir em programas e aplicativos de controle parental, que ajudam os pais a bloquear conteúdos impróprios para as crianças. Mas lembre-se: só isso não basta. Sua presença durante o acesso da criança à internet é fundamental para ensiná-la a fazer um bom uso da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário