sábado, 17 de outubro de 2015

JOVENS E CRIANÇAS REAFIRMAM QUE ‘BRAGA É ANTI-BULLYING’

PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING, NO PRÓXIMO DIA 20 DE OUTUBRO, A ASSOCIAÇÃO ANTI-BULLYING COM CRIANÇAS E JOVENS (AABCJ) PROMOVE A ATIVIDADE ‘BRAGA É ANTI-BULLYING’.

A iniciativa, que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Braga e do Instituto Português do desporto e Juventude (IPDJ), desafiou os alunos das escolas de Braga a criar laços verdes e a escrever mensagens de combate à violência nas escolas. O desafio foi colocado aos estudantes do 5º e do 6º ano, com o objetivo de combater a violência física e psicológica nas escolas.
Lúcia Fernandes, membro da Associação Anti­-Bullying, recorda a morte do filho de 15 anos, no ano passado, que após as humilhações de que era vítima na escola, acabou por pôr termo à vida. Agora esta mãe luta para que outras vidas não se percam para o bullying. “Isto é uma maneira de dar voz ao meu filho. Não só ao meu filho, mas também a todos os ‘Nelson’ que andam a sofrer em silêncio. Para eles poderem dizer que há uma saída e não ter medo de denunciar”, refere Lúcia Fernandes.
A Iniciativa é da Associação Anti­-Bullying para crianças e jovens de Braga, que quer trazer o tema a discussão, enchendo as escolas de laços verdes.
De acordo com Miguel Antunes, também membro desta associação, os laços criados têm três tons diferentes para simbolizar as características do bullying. “A intenção do agressor fazer mal, a diferença de poder, ou seja, normalmente o agressor tem mais poder que a vítima, e este comportamento não acontece uma vez, acontece de uma forma continuada”, esclarece.
Para Miguel Antunes a criação dos laços “é uma forma de as crianças se apropriarem do conceito, através da arte, porque eles efetivamente gostam dos produtos que fazem e naturalmente há muita mensagem aqui inerente”.
A mensagem será transmitida pelos alunos da EB 2,3 de Real, em Braga, que na próxima terça-feira vão participar na iniciativa fazendo um laço humano anti-bullying.
Gazeta do Rossio
Fonte: Porto Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário