sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Júlia é a nova amiga dos espectadores da Rua Sésamo e é autista

Conseguir que as crianças olhem mais para o que têm em comum do que para as suas diferenças será o principal papel da nova personagem dos desenhos animados


Tem cabelos cor de laranja, olhos verdes e pele amarela. Gosta de fazer construções, de brincar com carrinhos ou de jogos eletrónicos. Assim é a nova personagem da mítica série infantil Rua Sésamo. Além disso, Júlia é autista.

A nova amiga de Egas e de Becas, entre outras personagens marcantes da série, foi criada com o objetivo de sensibilizar as crianças e os adultos para o autismo, que provoca algumas dificuldades de interação social.

«Quando se vê uma crianças que não fixa o olhar em nós, podemos pensar que essa criança não quer brincar. Mas não é o caso», explicou à impresa norte-americana Sherrie Westin, vice-presidente da Sesame Workshop, a fundação sem fins lucrativos a que a série deu origem.

Júlia também está presente num livro, num site e numa aplicação móvel que integram a iniciativaSesame Street and Autism: See all in Amazing Children. Por enquanto, Júlia é uma personagem «digital», tendo em conta que é na internet que a maior parte das pessoas procura informação sobre a doença.

Os conteúdos digitais incluem conselhos para facilitar o quotidiano destas crianças, sobre como ser amigo delas ou ajudar os pais.

De acordo com a vice-presidente da Sesame Workshop, as crianças com autismo têm cinco vezes mais probabilidade de serem vítimas de bullying: «E com uma em cada 68 crianças a ter autismo [nos EUA], é muito bullying. O nosso objetivo é mostrar o que todas as crianças têm em comum e não as suas diferenças. Crianças com autismo partilham a alegria pelas brincadeiras, por terem amigos e fazerem parte de um grupo», afirmou Sherrie Westin.

No âmbito da iniciativa, a Rua Sésamo incentiva os espectadores a partilhares as suas histórias, vídeos e fotografias sobre o tema do autismo na hashtag #SeeAmazing

Nenhum comentário:

Postar um comentário