quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Aluna é chamada de 'gorda' e sofre bullying de professor durante a aula

Mãe da menina de 12 anos registrou o caso na Polícia Civil de Piracicaba. Docente disse que garota, que pesa 90 kg, 'precisa procurar uma academia'.


Do G1 Piracicaba e Região

A mãe de uma aluna da Escola Estadual Luciano Guidotti, no bairro Jupiá, em Piracicaba (SP), registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil após a filha sofrer bullying do próprio professor e ser chamada de gorda por ele durante uma aula. Segundo ela, o caso aconteceu na terça-feira (21) e o docente ainda disse que a jovem precisava "ir para a academia". A adolescente de 12 anos tem sobrepeso e pesa 90 quilos. O estado informou que fará "apuração imediata" do caso.

A mãe da aluna, que preferiu não se identificar, contou ao G1 que quer que o professor seja afastado da escola. Segundo relato dos colegas de sala da adolescente, os estudantes do sétimo ano estavam fazendo uma atividade de língua portuguesa, quando o homem foi até a garota e disse: "você está muito gorda, vá procurar uma academia".

“Quando cheguei lá me deparei com um alvoroço de alunos na secretaria e me contaram o que aconteceu. A única reação que minha filha teve foi abaixar a cabeça e começar a chorar”, afirmou a supervisora de vendas. De acordo com o registro da ocorrência, os colegas de sala da menina chamaram a diretora, que tentou acalmar a aluna com um copo de água com açúcar.
A mulher contou ainda que os alunos se revoltaram com o professor e foram até a secretaria da escola prestar ajuda à adolescente. Ela foi até o 1º Distrito Policial, onde o boletim de ocorrência por "submeter criança ou adolescente a vexame" foi registrado. “Em casa, eu e meu marido conversamos muito com ela, mas não tem palavras que ajude nesse momento”, disse a mãe

Sobrepeso
De acordo com a supervisora, a adolescente sempre teve sobrepeso e fez acompanhamentos médicos e nutricionais. Atualmente, com 90 quilos, a menina faz tratamento com psicóloga, atividades físicas e segue uma alimentação com restrições. “No jantar ela não quis comer e disse que era melhor fazer uma dieta, ela ficou traumatizada”, desabafou.
A garota estuda na escola há dois anos e, segundo a mãe, nunca sofreu bullying dos outros alunos e nem teve problemas com outros professores. “Ela é muito educada e bem próxima de todos. É uma escola de bairro, todos estão comentando, imagine o constragimento que ela vai passar", explicou.
Na manhã desta quarta-feira (21), a mulher afirmou que foi até a Diretoria de Ensino da cidade, onde foi informada que o professor não ministraria aula neste dia. “Minha filha teria aula com ele hoje e ela só aceitou ir pra escola porque soube que ele não estaria lá”, relatou. A mulher disse que também vai registrar a ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

O que diz o estado
A Secretaria Estadual de Educação informou, em nota oficial, que determinou abertura de apuração preliminar após ter acesso à denúncia contra o professor de língua portuguesa. A pasta ainda afirmou que reconhece o erro de postura do docente, "que ministrava aulas com o assunto alimentação saudável".

"A direção da unidade de ensino já recebeu os pais da estudante, orientou sobre as providências adotadas, advertiu o professor sobre sua conduta diante de seus alunos, além de ter organizado uma discussão com todos os adolescente que estão na mesma sala que a aluna", afirma o texto da nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário