quinta-feira, 29 de outubro de 2015

BULLYING – UMA HISTÓRIA DE HOJE

  • none

por Umbigo

O bullying é um dos fenómenos sociais e psicológicos mais falados na actualidade, essencialmente entre uma faixa etária jovem. Uma companhia de teatro decidiu pegar no tema e levá-lo a debate nas escolas de norte a sul do país. Bullying é o nome da peça que a ContraPalco estreia esta sexta-feira no Centro Cultural de Carnide.

A ContraPalco é uma companhia de teatro que existe há quatro anos e foi criada pelos actores Ricardo Figueira e Nellson de Souza, com o intuito de fazer uma descentralização cultural do teatro. Trabalha essencialmente para escolas mas também para o público em geral. Ricardo Figueira acredita que há pouca oferta de cultura principalmente a norte e a sul de Portugal, pois as pessoas acreditam que tudo se passa em Lisboa. A ContraPalco pretende completar essa lacuna, oferecendo Cultura pelo país fora, sobretudo com o género de espectáculos que cria e que lhe é próprio. A Umbigo esteve à conversa com Ricardo e Nellson.

Umbigo- Vocês percorrem Portugal com peças educativas que lidam com temas que têm a ver com o desenvolvimento e crescimento dos alunos/adolescentes. Este é o vosso público?

ContraPlaco- O nosso público é muito juvenil e os espectáculos focam temas muito críticos na adolescência. O objectivo dos nossos espectáculos é criar dúvidas nos adolescentes para que estes possam investigar e serem mais curiosos. As nossas peças passam para além daquelas que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, como a A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen ou oAuto da Barca do Inferno de Gil Vicente, como outras que também façam o nosso público pensar.

Umbigo- Mas também têm peças com um cariz mais social como Revela-te e Bullying, ambas escritas por David Carronha.

ContraPalco- Exacto, Revela-te e Bullying são produções originais nossas. Revela-te trata de problemas da adolescência, em que são tratados temas como o aborto, a homossexualidade, as drogas, a igualdade de género e o abandono familiar, assim como a forma como estes assuntos são 'omitidos' nas relações entre amigos e a falta de diálogo com os pais. Todos temos os nossos segredos.

Umbigo- São espectáculos que provocam discussão e revelam problemas que, antes da peça, não seriam falados num grupo de amigos, num grupo de colegas e até na sala de aula.

ContraPalco- Exacto. Depois do espectáculo, costumamos criar uma zona de debate com o público e sabemos, através das professoras, que depois estes temas são abordados nas aulas. Elas conseguem abordar estes assuntos de forma diferente depois da visualização do espectáculo. Assistir a este é como uma 'ajuda' ao público mais novo para se revelar. Os jovens sentem-se mais verdadeiros e genuínos ao não terem as 'capas' que a maioria tem. Os afectos são muito retratados em Revela-te, e o público pensa logo com as emoções e com o coração. Emociona-se, deixa-se envolver pelas histórias que são tão verdadeiras e algumas muito cruéis. Histórias que talvez alguns viveram ou então conhecem alguém que já passou por algumas das situações retratadas.

Umbigo- O espectáculo que vão estrear na sexta-feira, dia 30, no Centro Cultural de Carnide, chama-seBullying, falem-nos sobre isto.

ContraPalco- A ideia surgiu depois de termos visto, no final do passado ano lectivo, um famoso vídeo, na cidade da Figueira da Foz, protagonizado por duas raparigas adolescentes, em que estas se agrediam. Sabemos que o que se passou nesse episódio se passa em mais escolas de norte a sul do país, daí a importância da criação deste espectáculo. E este é um tema muito crítico nos dias de hoje, sendo que o bullying foi algo que sempre existiu, mas sobre o qual agora já se fala mais, havendo uma maior abertura, devendo ser mais abordado nas escolas. É para nós muito difícil falar deste assunto, pois foi algo que assistimos durante a nossa adolescência e achamos que é importante alertar as pessoas para esta realidade. A taxa de suicídio causada pelo bullying é enorme e muitas das vezes passa-nos ao lado. A ContraPalco, sabe que não pode mudar o mundo, mas iremos despertar algumas consciências para a maldade que está intrínseca em muitos adolescentes, e esperamos poder mudar algo na mentalidade das pessoas. Este espectáculo aborda uma realidade muito triste e cruel: a falta de respeito e a falta de tolerância uns com os outros são reais nos jovens de hoje. Bullying conta com o apoio da APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, visto este tema ser uma realidade muito abordada por esta associação. Reunimo-nos com o autor David Carronha para ele criar o argumento desta peça.  Nos dias de hoje, estamos muito desenvolvidos tecnologicamente, mas no que toca a relações humanas, estamos a recuar, e a tecnologia tem vindo a ajudar nisto. Hoje temos ocyberbullying, através das redes sociais. Atrás de um computador é tudo mais fácil, não é? Contudo, o nosso espectáculo não aborda esse lado, embora tratemos do assunto na sua essência geral abordando uma realidade nua e crua, que muitos jovens vivem. Através deste espectáculo, os alunos conseguirão defender-se de situações futuras, ao mesmo tempo que lhes é deixada uma mensagem de esperança.



Umbigo- Podem revelar um pouco da história?

ContraPalco- Sim, a história trata de um rapaz, o Pedro, que sofre de bullying por um grupo liderado pelo Rodrigo. E este vai fazer tudo para o prejudicar. No final da peça haverá uma grande reviravolta e o Pedro que sofreu de bullying acaba por revelar uma faceta de alguém que sofreu muito, acabando por ajudar o Rodrigo nesta situação. A razão de o Rodrigo ser bully será revelada na peça.

Umbigo- Este espectáculo estreia sexta-feira para o público em geral. E depois?

ContraPalco- Depois, partiremos para uma digressão nacional, pelas escolas do país. Mas depois voltaremos a Lisboa, no Centro Cultural de Carnide, onde abriremos as portas a quem não teve oportunidade de ver.

Estreia - Bullying
Sexta-feira, 30 de Outubro, às 21,30 no Centro Cultural de Carnide, em Lisboa.

Elenco: Ricardo Figueira; Nellson de Sousa, Tiago Pina, André Santos, Inês Fragata, Sara Monteiro e Marisa Carvalho

Reservas de espectáculos e mais informações:
934454447 ou 934455722
contrapalcoteatro@gmail.com

http://contrapalco.webs.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário