segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Desenho 'Dou Funnie' completa 25 anos desde a primeira transmissão na TV


Inspirada em um livro infantil, a animação narra as aventuras de Doug, um menino que sofria bullyng e era apaixonado por uma colega


Alexandre de Paula- Especial para o Correio

Doug Funnie era um livro antes de virar desenho animado (Reprodução/Internet)
Doug Funnie era um livro antes de virar desenho animado

















“Querido diário”. Assim começavam todos os episódios do desenho Doug Funnie. O programa contava o dia a dia do menino Doug, rapaz narigudo e branquelo que sofria bullying e morria de amores por uma coleguinha. O que pouca gente sabe é que Doug, que estreou há 25 anos na tevê, surgiu 12 anos antes como um livro infantil.
Escrito pelo criador do desenho, Jim Jinkins, Doug got a new pair of shoes nunca chegou a ser publicado e foi recusado por todas as editoras a quem Jinkins o enviou. Antes de chegar ao desenho animado, o personagem ainda participou de alguns comerciais na televisão. Só em 1991, a Nicklodeon apostou na ideia de Jinkins e topou fazer Doug Funnie.
Um garoto comum, Doug conquistou o carinho de muitos justamente pela identificação com o cotidiano da maioria das crianças e adolescentes. Quem nunca teve um crush juvenil ou sofreu com as piadas de colegas da escola?
A série começa com a mudança de Doug, com a família, para a cidade onde todo o desenho se passará,  Bluffington. A partir daí, o dia a dia do garoto e suas aventuras no colégio são retratados no desenho.
Fiel companheiro de Doug, o cachorro Costelinha tinha um comportamento um pouco humanizado e uma cor azul-acinzentada. Além dele, os companheiros do garoto eram os amigos Skeeter (um menino magro e verde) e Patty Maionese (eterna paixão de Doug)




Muitas cenas se passavam no colégio, onde Doug sofria bullying nas mãos do seu maior rival, Roger Klotz. Com os amigos, ele sempre atormentava Doug com brincadeiras maldosas. As armadilhas de Roger, no entanto, sempre se voltavam contra ele.
Apesar de odiar Doug, Roger era apaixonado pela irmã de Funnie, Juddy. Adolescente, Juddy sonha em ser uma atriz dramática e odeia quando o irmão “invade” seu quarto.
Com 117 episódios, Doug durou até 1999, com um intervalo entre 1994 e 1996. A primeira leva de capítulos foi produzida pela Nickelodeon. A partir de 1996, a Disney produziu mais histórias do garoto. No Brasil, SBT e TV Cultura exibiram o desenho.

Adultos
Recentemente, Jim Jinkins chegou a comentar a possibilidade de novos episódios com os personagens já adultos. Ele disse ter escrito novas histórias com os personagens, mas negou que houvesse algum acordo para produzi-las.

Felizes para sempre?
Uma grande dúvida dos fãs da série é se Doug e Patty Maionese acabariam juntos. Jinkis, para tristeza de quem sonhava com um futuro feliz para eles, disse que não. A justificativa? A maioria das pessoas não termina com o primeiro amor, explicou o autor.

Nunca exibido
Embora todos os episódios de Doug tenham sido reprisados várias e várias vezes nos canais de televisão que transmitiam o desenho, há um que nunca foi exibido. O episódio zero, piloto da série, jamais chegou ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário