terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Site permite fazer "bullying" virtual com usuários da PSN


Do UOL, em São Paulo


  • IronPhoenix87/Reprodução
    Imagem divulgada por jogador mostra o resultado de um ataque à sua conta usando o site Spam PSN
    Imagem divulgada por jogador mostra o resultado de um ataque à sua conta usando o site Spam PSN
Um site chamado "Spam PSN" tem oferecido um serviço bastante controverso: por meio dele, é possível escolher um perfil da PlayStation Network para receber uma sequência de 25 mensagens de perfis fantasmas. O procedimento pode ser repetido a cada três minutos e por indefinidas vezes.
Isso tem sido usado para uma espécie de "bullying" virtual: um uso comum é enviar esse pacote de mensagens para algum desafeto ou adversário em partidas online. A situação é especialmente desagradável para jogadores que deixam as notificações de mensagens ativadas.
No próprio site, porém, há uma opção para quem não quiser ser incomodado por mensagens de spam provenientes do serviço: por meio de um pagamento de US$ 1, é possível colocar o seu nome de usuário na PSN em uma "lista negra", o que impossibilita que o nome seja alvo do ataque. Da mesma forma, é possível assinar uma versão "Pro" do serviço, que permite mandar quantas mensagens quiser sem o tempo de espera de três minutos.
Em entrevista ao site Kotaku, um dos criadores do site disse que a ideia era que o serviço fosse utilizado "para quem quisesse zoar seus amigos". O resultado, porém, foge bastante disso, uma vez que ele tem sido usado para ofensas de todo tipo.
Essa postura tóxica, segundo os criadores do site, tem sido combatida com o banimento constante de usuários. Não é difícil imaginar, porém, que isso é algo que está bem além do controle desses desenvolvedores, uma vez que o envio dos spams é feito de maneira anônima.
Além de desativar as notificações de mensagens, uma forma de evitar o problema é ativar a opção de privacidade que permite o recebimento de mensagens apenas se elas forem provenientes de sua lista de amigos.
Procurada pelo Kotaku, a Sony não se manifestou sobre o tema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário