quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Alunos mediadores combatem indiscipina e desperdício alimentar em Póvoa de Lanhoso



A hora do almoço no refeitório da EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, em Póvoa de Lanhoso, passou a ser supervisionada por "alunos mediadores", que pretendem tornar mais calma e disciplinada a utilização daquele espaço e combater o desperdício alimentar.


Em comunicado, a escola explica que se trata do alargamento de um projeto de mediação de conflitos e de prevenção do "bullying", que no ano letivo anterior se cingiu aos intervalos.
Este ano, a escola conta com mais de 40 alunos mediadores, dos 8.º e 9.º anos, que agora também atuam no refeitório.
Durante o período de funcionamento do refeitório, diferentes equipas de "alunos mediadores" organizam e orientam os estudantes nas filas, ajudam os mais pequenos na organização dos tabuleiros e apoiam no controlo das senhas.
Paralelamente, incentivam a que todos comam a sopa e fruta, a que não desperdicem comida e a que não sujem as mesas ou desarrumem o espaço.
As equipas aplicam um sistema de alertas, utilizando sinais amarelos ou vermelhos sempre que um aluno não cumpra alguma das regras do Código de Conduta definidas para o refeitório.
O sinal amarelo é apresentado ao aluno em incumprimento, para que este se iniba de continuar, e o sinal vermelho é apresentado quando o aluno não acata a orientação e não assume uma conduta correta.
Neste caso, a ocorrência será comunicada ao diretor de turma que, posteriormente, deve fazer com o aluno um trabalho de autorreflexão sobre o seu comportamento.
Os alunos mediadores continuam também a atuar nos intervalos, com o objetivo de minorar os níveis de conflitualidade e de indisciplina.
Os mediadores atuam ao nível da gestão de conflitos provocados por zangas, ameaças físicas ou verbais, insultos, tentativas de vandalismo e de incumprimento do Código de Conduta da escola.
A sua ação estende-se também à prevenção do `bullying`, do `cyberbullying` e de outras formas de pressão continuada e persistente sobre algum aluno.
Para José Fonseca, aluno coordenador dos Jovens Mediadores que atuam no refeitório, este projeto está a ser "muito importante", porque já se notam" muitas melhorias na postura dos alunos".
"Há menos barulho, os alunos respeitam mais a ordem na fila e preocupam-se em não desperdiçar a comida", refere, citado no comunicado da escola.
Acrescenta que antes "havia alunos que deitavam comida fora", chegando a aparecer "peças de fruta inteiras no balde do lixo".
Da mesma forma, o aluno coordenador das equipas de gestão e mediação de conflitos no recreio, João Oliveira, refere que as ocorrências diminuíram.
"Nota-se que os alunos já assumem uma postura mais adequada e isto deve-se ao projeto", sublinha.
O comunicado refere que o projeto de Gestão e Mediação de Conflitos nos recreios e no refeitório tem contribuído para que a escola seja "um verdadeiro espaço de cidadania ativa".
"Ouvir os alunos, aceitar e apoiar os seus projetos, envolvê-los em dinâmicas inovadoras, incentivar o voluntariado, o trabalho de equipa e de interajuda, faz da escola um espaço vivo em que se formam cidadãos muito para além das competências académicas", lê-se no comunicado.
Em breve, este projeto será alargado a todos os centros escolares daquele agrupamento, contemplando também os alunos do 1.º ciclo.

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