sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Violência nas escolas

Jornal de Angola online

É preciso que as nossas autoridades afectas ao sector da Educação passem a prestar maior atenção à violência nas escolas, praticada entre alunos.
É conhecido no mundo o chamado fenómeno de “bullying”, que consiste, segundo se diz, em actos de intimidação física ou verbal, praticados sobretudo nas escolas. Há países que optaram por produzir legislação para reprimir essa prática, que muitos prejuízos causam a crianças e a adolescentes.
O fenómeno do “bullying” leva muitos estudantes a desistir da escola, em virtude das ameaças físicas de que são alvo nas escolas em que estudam.
Que as direcções das nossas escolas, públicas e privadas, estejam atentas aos casos de violência entre os estudantes e tomem as medidas necessárias para os evitar. De acordo com um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 18 países, dentre eles africanos, europeus e americanos, mais de 100 mil jovens entre os 13 e os 30 anos foram vítimas de “bullying”. 
Penso que  as nossas autoridades devem  prevenir situações de violência nas escolas. Não devemos esperar que os problemas aconteçam. É importante que se faça já alguma coisa para se saber dos casos de violência entre alunos.
É preciso também, quanto a mim, que se preste atenção à violência física e verbal exercida por professores sobre os alunos. Há professores que usam da violência para castigar os seus alunos, o que pode resultar em desistência de muitos estudantes da escola. Que a Inspecção Escolar tenha como uma das suas principais prioridades o combate à violência nas escolas.

Laurinda Lucas | Cazenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário