quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Técnicos da Secretaria de Educação participam de capacitação do projeto “Tosco”

Por Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS
Edemir Rodrigues

Campo Grande (MS) - Hoje (15) e amanhã, cerca de 20 técnicos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) participam, em Campo Grande, de uma capacitação do Projeto “Tosco em Ação – Combatendo a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, uma realização em parceria com a Polícia Militar. A capacitação acontece em Campo Grande.

No início de março, a formação será com 358 coordenadores de área de língua portuguesa, que serão multiplicadores do tema em suas unidades escolares.

O projeto é direcionado aos adolescentes e busca abordar, em uma linguagem jovial, os dilemas que um adolescente passa. O objetivo do projeto é causar reflexão sobre a violência e o bullyng em todas as formas, além de retratar o relacionamento entre pais e filhos, alunos e professores, com a finalidade de diminuir a violência entre os jovens e mostrar ao adolescente que para conquistar a liberdade tem que estar preparado para enfrentar os desafios.

O Projeto “Tosco” surgiu do livro de mesmo nome escrito pelo filósofo e psicólogo Gilberto Mattje. É indicado para os próprios adolescentes, pais, educadores, psicólogos e a todos que se interessam por educação de adolescentes e lidam com ela. O projeto é desenvolvido em algumas escolas estaduais, municipais e também com os adolescentes das Unidades Educacionais de Internação (Uneis).

Os estudantes da Escola Estadual Polo Profª Evanilda Maria Neres Cavassa, que atende os internos das Uneis, foram um dos primeiros a trabalharem com o Tosco. Segundo a professora Lilian Cristina e Silva, o “Tosco” é um livro de linguagem acessível ao adolescente: “abrange a realidade deles, trabalha vários temas sociais e trouxe para a sala de aula reflexão, pensamentos de mudança e alterações positivas de comportamento em relação aos seus colegas e professores”, afirmou a diretora. Para um estudante da instituição, “a linguagem do livro é fácil de entender e o tema é bem próximo da realidade. A partir dessa leitura é possível o indivíduo mudar de vida estudando, conhecendo várias pessoas e também ajudando”.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário