segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

'Segurança nas Escolas e Comunidades' vai ser realizado no Bairro do Coroadinho

EXPOSEGMA 2012

A Exposição Sobre Segurança do Maranhão (Exposegma) 'Segurança nas Escolas e Comunidades', um projeto pioneiro no Maranhão, que visa apresentar uma nova concepção da Polícia/Comunidade, por meio de exposição dos trabalhos do Sistema de Segurança do Estado. Em suma, valorizar a missão do Sistema, e de outros órgãos afins ao tema, que também é de agir facilitando o acesso às informações no intuito de combater as drogas, violência e aumentar a conscientização com relação ao papel de cada cidadão.

Depois do grande sucesso do projeto no município de São Bento, Raposa e na área do 8º BPM, nos bairros Vila Luizão, Divineia, Turu e Sol e Mar, a Exposegma estará sendo realizada, na segunda semana do mês de março, no Bairro do Coroadinho.

Durante o evento, serão mobilizados vários segmentos, como delegados de Polícia da área, comandante de Batalhão, lideranças religiosas, comunitárias, igrejas, escolas e outros, para tratar de forma preventiva a questão da Segurança Pública.

Estratégia – Como estratégia para alcançar o maior e mais variado número de pessoas, o projeto além de exposições leva palestras que acontecem simultaneamente em escolas, clubes, associações, ONGs, conselho e templos religiosos, sobre combate ao uso de drogas, violência doméstica e familiar, cinema nas escolas, festa legal, Direito dos Idosos, crime de abuso sexual, poluição sonora, bullying, educação no trânsito, ouvidoria itinerante da Secretaria de Segurança, dentre outros.

Ao término das palestras, é sempre realizada uma exposição, onde são montados estandes dentro das escolas ou praças públicas reunindo todo o Sistema de Segurança Pública, e outros segmentos como forma de integrá-los à sociedade, atuando de forma preventiva, educativa e pedagógica.

Conscientizar cidadãos – As palestras, em geral, têm seus temas escolhidos pelas próprias escolas, membros de associações de bairros e conselhos de Segurança Pública, com o apoio da Polícia Civil que traça um diagnóstico prévio dos mais recorrentes casos de violência acontecidos na área atingida pelo projeto. Cumpre ressaltar, mais uma vez, que o projeto visa à aproximação do cidadão com os órgãos de Segurança e seus agentes e ao mesmo tempo realizar campanhas educativas e de conscientização dos cidadãos sobre seus direitos.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário