sábado, 25 de fevereiro de 2012

Anorexia Nervosa

Ana Dias

Para esta semana trago-vos mais um tema que muito está relacionado convosco e que atualmente está a ser bastante bem debatido e abordado na série juvenil “Morangos com Açúcar” através da personagem Teresa Soares interpretada pela actriz Mihaela Lupo. Quero falar-vos da Anorexia Nervosa.

É uma doença complexa que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais, baseada numa disfunção alimentar, caracterizada por pouco peso corporal e por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. Uma pessoa anorética pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta principalmente adolescentes do sexo feminino mas também afeta alguns rapazes. No caso de jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas relacionados com o aspeto exterior e físico, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em casos de existência de história de abuso sexual ou de bullying.

Estes são alguns dos sintomas desta doença: Baixo peso corporal; prática excessiva de atividade física, mesmo tendo um peso inferior ao normal. Em mulheres, ausência de menstruação, (a anorexia nervosa pode causar sérios danos no sistema reprodutor feminino; crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto; descalcificação dos dentes; cárie dentária; depressão profunda; e o suicídio.

Do meu ponto de vista, a anorexia nervosa é uma doença que de certa forma também poderá ser provocada pela forma como a nossa sociedade está organizada atualmente. São muitos os jovens que sonham com um futuro ligado ao mundo da moda e da televisão, deu para perceber isso há uns dias quando a SIC realizou um casting para uma novela que irá estrear em breve.

Os candidatos juvenis eram mais de quatro mil, no entanto, a moda e a televisão andam de mãos dadas e exigem que os candidatos tenham determinadas características para poderem fazer parte de um destes dois mundos, querem pessoas que sejam altas, cerca de 1,70m, magras e com uma estrutura física muito específica. Usando agora os “Morangos com Açúcar” como exemplo, quantos atores ou atrizes baixas e mais gordinhas vocês se lembram de verem fazer parte desta série ou em desfiles de moda?! Poucas.

Infelizmente há ainda uma certa discriminação, acaba por ser um choque para quem anseia e sonha em ter uma carreira como modelo ou atriz, não ser aceite por não ter os devidos requisitos.
Pensem em vocês e até para a semana!

Fonte: Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário