sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pesquisa inédita realizada em SC é prorrogada por mais uma semana



Foto: Divulgação
Escolas rede estadual de ensino participam de avaliação sobre bullying e outras formas de violência
O prazo para alunos e professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina responderem a segunda fase da pesquisa que aborda o bullying e a violência nas escolas e em seu entorno foi prorrogado. A Pesquisa que começou no dia 30 de outubro e estava prevista para encerrar-se hoje (30 de novembro), irá continuar até dia 7 de dezembro.   
 
De acordo com Suelen Librelotto Sirugi, psicóloga e coordenadora de Pesquisas da Editora Alvorada, a data de encerramento da pesquisa foi adiada devido a muitos pedidos de escolas que ainda não responderam o questionário. Além disso, “prorrogando a pesquisa, podemos aumentar ainda mais a confiabilidade dos dados que buscamos, levando em consideração o fato de que quanto maior a amostra de respondentes, menor a margem de erro”, diz Suelen. 
 
A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” faz parte do projeto ‘Tosco em Ação’ e dividiu-se em duas etapas: a Pesquisa Pré e a Pós. A Pré consistia em um questionário que envolvia perguntas relacionadas à vivência cotidiana dos jovens e professores, a fim de descobrir se a violência está presente ou não na família, escola e comunidade.
 
O projeto ‘Tosco em Ação’ tem como base a utilização do livro “Tosco”, de Gilberto Mattje e é realizado pela Editora Alvorada. O livro conta a história de um adolescente que sofre com a violência e procura meios para tornar-se uma pessoa melhor. Além das pesquisas pré e pós projeto, fazem parte das ações o acompanhamento personalizado as escolas, capacitação pré de professores e apoio com materiais e orientações. 
 
A etapa da Pesquisa Pós, a qual Santa Catarina está, tem a função de avaliar o aproveitamento do projeto ‘Tosco em Ação’ nas escolas, no intuito de identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a violência no contexto escolar.
 
O passo seguinte será a análise e transformação do resultado em produtos científicos que possam auxiliar a sociedade. “Para nós, o conhecimento gera boas perspectivas. Publicações, novos materiais e projetos sairão desta Pesquisa”, afirma Suelen. 
 
Até a última apuração, realizada hoje, 6.852 alunos e 488 professores cadastrados no projeto ‘Tosco em Ação’ haviam respondido ao questionário. Na Pesquisa Pré, 12.078  alunos e 1.515 professores participaram do levantamento.
 
Santa Catarina é o segundo Estado a participar do levantamento
 
A pesquisa intitulada “Cenário de violência nas escolas de MS: relato de pesquisa” foi também realizada em Mato Grosso do Sul. Mais de 40 mil estudantes e professores responderam aos questionários.
 
A pesquisa mostrou que após o trabalho com o Projeto ‘Tosco em Ação’, 87% dos estudantes que leram o livro de Gilberto Dari Mattje, disseram que alteraram sua forma de comportamento positivamente.
 
Destes, 37% passaram a respeitar mais as pessoas, 19% pararam ou diminuíram as piadas sobre os colegas, 17% estão mais interessados pelas atividades escolares, 15% estão menos agressivos e os demais passaram a se relacionar melhor com os colegas.
 
Presente no Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Santa Catarina e ano que vem Roraima, estima-se que desde seu lançamento em 2009, o “Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”, já tenha alcançado mais de 450 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as atividades.
 

Fonte: A Crítica MS

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