terça-feira, 13 de novembro de 2012

Seminário sobre grêmios estudantis reúne alunos e professores

Mais de 140 alunos e professores de 44 escolas da rede estadual de Curitiba que possuem grêmios estudantis participaram nesta terça-feira (13), em Curitiba, do 1º Seminário de Formação dos Grêmios Estudantis organizado pela Secretaria de Estado da Educação. O evento conta com palestras e oficinas sobre o a atuação desses órgãos no enfrentamento à violência e ao uso indevido de drogas.

O objetivo do encontro é fortalecer a gestão democrática nas escolas e afirmar o papel dos grêmios estudantis. As discussões abordam o papel que os alunos representam no cotidiano da escola e o exercício da cidadania para garantirem direitos fundamentais. “Esse é um espaço para que os alunos que pertencem aos grêmios estudantis das escolas, junto com seus professores, discutam temáticas dentro da sua realidade escolar. E, sobretudo, buscar o diálogo para envolver a comunidade escolar”, explicou Maurício Rosa, coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional da Secretaria.

A ação será estendida para a todas as escolas do Paraná que possuem grêmios atuantes a partir do ano que vem. Atualmente, mais de 900 escolas possuem grêmios estudantis. “O grêmio representa a organização do maior grupo educacional dentro do espaço escolar, que são os nossos estudantes. É necessária a participação deles na visão do processo educacional”, afirmou Sérgio Fernandes Stacheski, diretor do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard.

Segundo Marcia Tavares dos Santos, presidente estadual do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), o evento ajuda a fortalecer a atividades dos grêmios nos assuntos que se referem ao cotidiano escolar. “É um estímulo aos adolescentes a atuarem de forma construtiva e consciente na garantia dos seus direitos e principalmente na formulação de políticas públicas”, disse.

O grêmio estudantil é um órgão de representação dos estudantes. “Eu resolvi entrar para o grêmio pela necessidade que os alunos tinham para terem uma representação maior na escola. Nós temos projetos educacionais de interação dos alunos em torno da comunidade com a participação da escola”, contou o aluno Thiago Mathias de Oliveira, 18 anos, do Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro.

Também participam do seminário representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba).
 
Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário