segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Estratégias escolares no combate à violência: a mediação em uma escola de São Sebastião - DF

Título: Estratégias escolares no combate à violência: a mediação em uma escola de São Sebastião - DF
Autores: Caliman, Geraldo
Oliveira, Vicentina Maria Gaspar de
Palavras-chave: Educação
Violência na escola
Mediação
Educadores
Data de publicação: 30-Out-2012
Resumo: Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre estratégias de mediação de conflitos no âmbito escolar, a partir da experiência em uma escola pública do Distrito Federal. O estudo teve como objetivo analisar as contribuições da estratégia mediação, para a prevenção, o controle e a resolução de conflitos. A escola objeto da investigação é pioneira no projeto que desenvolve a estratégia mediação de conflitos no âmbito escolar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 participantes – educadores e educandos – com base nos pressupostos metodológicos para estudos qualitativos. As informações obtidas foram trabalhadas de acordo com a Análise do Conteúdo e resultaram na construção e discussão das seguintes categorias temáticas: compreensão do conceito e da função da estratégia para prevenção, controle e resolução dos conflitos; percepção de conflito; competências do mediador; contribuições da estratégia para as relações escolares; e relação entre formação de docentes e mediação. A discussão dessas categorias temáticas indica que a mediação social desenvolvida no seio escolar apresenta importantes contribuições para a área educacional. Primeiramente houve consenso entre os entrevistados de que a estratégia de mediação de conflitos colabora para a transformação das relações entre os atores educacionais, seja como mediador, seja como mediando, com a possibilidade da ressignificação da situação de conflito e do restabelecimento de laços, atingindo a transformação da realidade com a prática do diálogo. Em segundo lugar, verificou-se que a estratégia não age diretamente no combate à violência, mas, por meio de ações desenvolvidas no processo, possibilita o exercício da cidadania, com vistas à construção da cultura da paz e a consolidação da democracia. Por fim, os dados indicam a necessidade de repensar a formação docente, incluindo mais conhecimentos da área social, frente às demandas do século XXI.
This study presents results of a research about strategies of conflict mediation in schools, from the experience in a public school in the Distrito Federal. The study aimed to analyze the contributions of mediation strategy for the prevention, control and conflict resolution. The school in investigation is the pioneer in the project that develops a strategy to mediate conflicts in the school. Semi-structured interviews were conducted with fourteen subjects – teachers and students – based on the methodological assumptions for qualitative studies. The information was obtained according to Content Analysis and resulted in the construction and discussion of the following themes: understanding of the concept and function of the strategy for prevention; control and conflict resolution; perception of conflict; the mediator's skills, the contributions of strategy in school relations; and the relationship between teacher training and mediation. The discussion of these themes indicates that social mediation developed within schools has important contributions to the education sector. First there was consensus among interviewed subjects that the strategy of conflict mediation contributes to the transformation of educational relations between the actors, either as mediator or as mediating with the possibility of reframing the conflict and the restoration of ties, reaching transformation of reality through the practice of dialogue. Secondly, it was found that the strategy does not act directly in the fight against violence, but through actions developed in the process, it allows the exercise of citizenship, in order to build a culture of peace and consolidating democracy. Finally, the data indicate the need to rethink teacher training, including more knowledge of the social area, related to the demands of the 21st. century.
URI: http://repositorio.ucb.br/jspui/handle/10869/1041
Aparece na Coleção:PPG - Teses e Dissertações

    

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