terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quase 50 mil alunos da rede estadual de ensino de MT receberam palestras e oficinais sobre violência nas escolas

A campanha do Governo do Estado contra violência nas escolas termina com saldo positivo, com quase 50 mil alunos da rede estadual receberam palestras, oficinas, além de trabalhos educacionais contra o bullying.

O tema da campanha foi ‘Violência Não é Legal: Violência nem Brincado’ e terminou nesta manhã com cerimônia em uma escola da zona norte de Manaus. Durante o evento, o hino nacional foi apresentado pelos alunos da escola.

A campanha faz parte do plano de enfrentamento à violência e recolheu nas escolas, brinquedos considerados violentos. “Um ponto muito positivo é que, nos outros anos nós recolhíamos 12 mil, 15 mil brinquedos, e esse ano nós recolhemos cerca de 500, com crianças dizendo que não tinham mais esse brinquedo”, comentou a coordenadora do projeto Ame a Vida, Maricília Costa.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, 30,8% dos estudantes entrevistados já sofreram bullying e destes 12,9% se envolveram em alguma briga com agressão física.

Desde o mês de agosto, palestras, oficinas e trabalhos educacionais contra o bullying foram realizados. “Tinha um menino que fazia bullying, só que ele ficou sozinho porque os amigos não queriam ficar com ele, e a mãe também, depois que ele viu a realidade, ele nunca mais bateu nos amigos dele, e não teve problema com ninguém”, diz o aluno Kayko Meireles da Silva.

“São 112 escolas envolvidas no projeto, trazendo palestras, oficinas aos pais e alunos, porque é importante trabalhar com os pais, porque muitas vezes são os pais que presenteiam seus filhos com brinquedos e jogos violentos”, afirma a secretária adjunta de educação, Maria de Nazaré Sales.

O resultado da campanha foi aprovado pelos pais de alunos, como Terezinha da Silva. “Maravilhoso. Qual é a mãe que não quer ter um filho maravilhoso e exemplar.”

Fonte: Cenário MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário