sábado, 24 de novembro de 2012

I Seminário Estadual sobre Segurança Escolar discute caminhos para uma cultura de paz

Evento foi aberto na manhã desta segunda-feira (19) pelo secretário de Educação, Anderson Gomes

Não por acaso, nesta segunda-feira, 19 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial para a Prevenção do Abuso e da Violência Contra as Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Educação realizou a abertura do I Seminário Estadual sobre Segurança Escolar, no Arcádia do Paço Alfândega, Bairro do Recife. Ao longo de todo o dia, será oferecida para diretores escolares e gestores das 17 Gerências Regionais de Educação, uma programação de palestras, debates e mesas redondas abordando o tema.

A abertura do seminário contou com a apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual Adelaide Pessoa Câmara, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, e uma peça teatral da Companhia de Teatro Corte Seco, sobre violência na escola. "A pior violência é a que está fora da escola, de várias formas, e está é a mais complexa de lidar. Tenho certeza que todos sairão desse seminário tendo aprendido um pouco mais sobre as formas de combatermos a violência dentro das nossas escolas", destacou o secretário de Educação, Anderson Gomes, durante sua saudação.

A mesa de abertura, que foi presidida pelo secretário, também contou com a presença das secretárias executivas Margareth Zaponi (Gestão de Rede) e Ana Selva (Desenvolvimento da Educação), dos chefes de Gabinete Cláudio Borba (Secretaria de Desenvolvimento Social) e Marcelo Monteiro (Secretaria do Trabalho); do procurador geral do MPPE, Agnaldo Fenelon; e do representante do Banco Mundial, Ricardo Silveira.

O secretário ressaltou, ainda, ações desenvolvidas pela SE para combater a violência. "Nós temos trabalhado com projetos importantes, como o Escola Legal e a Patrulha Escolar, em parceria com a SDS, e fazendo uso da tecnologia de segurança. Mais esse trabalho também depende da participação da comunidade escolar”. Já Margareth Zaponi apontou outros responsáveis pela violência no ambiente escolar. "Nós estamos vendo a sociedade colocando toda a responsabilidade da violência nas mãos da escola, mas ela por si só não conseguirá resolver esse problema precisamos criar uma ampla rede de proteção que envolva a sociedade civil organizada", argumentou.

"Uma cultura de paz não pode ser feita a partir de ações pontuais. Deve ser uma política que se construa em todos os ambientes da sociedade, nas ruas, na escola e em casa. Ações de infraestrutura são importantes, mas também é necessária a criação de uma política de paz nas escolas e a Secretaria de Educação quer enfrentar esse desafio junto com os gestores", comentou Ana Selva.

"Fizemos um levantamento da violência no Estado e chegamos ao modelo que também é aplicado na Secretaria de Educação, que é o modelo de gestão, que aliada à força de trabalho vem fazendo os índices de violência diminuir em Pernambuco. Precisamos aprofundar ainda mais nossa parceria para combater a violência nas escolas", ressaltou Cláudio Borba.

No período da manhã, além da abertura oficial, foram apresentadas duas palestras, a primeira sobre “A Contribuição da Neurociência na Consolidação de um Ambiente Seguro”, com o médico João Augusto Figueiró. Em seguida, a especialista Gabriela Ormeno dissertou sobre “A Escola como Agente de Prevenção e Proteção”. Na parte da tarde, estão previstas mesas redondas, debates e encaminhamentos.
  

Fonte: Secretaria de Educação de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário