sábado, 17 de novembro de 2012

Campanha envolvendo lideranças nas escolas intensifica combate ao bullying no país

Agressões físicas, ameaças e ofensas trocadas entre colegas de escolas. Esses são alguns exemplos de bullying, prática que afeta o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes vítimas dessa violação. Por conta dessa realidade já existente em várias escolas peruanas, crianças e adolescentes participaram, na manhã desta sexta-feira (16), de um encontro com autoridades nacionais do país. 

A iniciativa, organizada pela Campanha Peruana pelo Direito à Educação (CPDE), teve o objetivo de fazer com que os/as próprios/as estudantes relatassem às autoridades suas experiências em relação à temática e apontassem suas demandas a fim de conseguir estratégias e ações contra o bullying e os maus-tratos nas instituições de ensino.

A atividade levou mais de 40 líderes escolares para o Congresso Nacional para apresentar suas demandas sobre o assunto a autoridades dos poderes legislativo e executivo do país no Conselho Nacional ‘Pelo Bom Tratamento e contra o Bullying´.

De acordo com a Campanha, cerca de 40 crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos, lideranças em escolas das regiões de Ayacucho, Apurímac, Cajamarca, Cusco, Huancavelica, Junín, La Libertad, Lambayeque, Piura e Lima, entregaram, hoje, às autoridades peruanas, suas demandas em relação a políticas públicas contra os maus-tratos em escolas, casas e comunidades.
Bullying

A Campanha Peruana pelo Direito à Educação promove atividades para chamar a atenção para as práticas de bullying e suas consequências em escolas do país. Com base em estudos, a iniciativa aponta que, até setembro deste ano, pelo menos 13 adolescentes se suicidaram por causa de questões relacionadas ao bullying.

Dados da Direção de Saúde Mental do Ministério da Saúde do Peru (Minsa) no estudo Permitindo que os e as Escolares reportem a violência com a qual convivem – realizado em 2011 com 835 estudantes de 16 escolas de Lima, Cusco, Piura e Cajamarca – também revelaram que o assédio escolar afeta cerca de 40% dos/as estudantes peruanos/as.

Pesquisas do Ministério indicaram ainda que 46% dos estudantes já foram vítimas de roubos de seus pertences e 49% afirmaram que consideram a violência escolar como um grave problema no Peru.

Para mais informações, acesse: http://cpde.org.pe/

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário