domingo, 25 de novembro de 2012

Leila Mariano: 'A violência escolar aumentou'

POR Maria Luisa Barros

Rio -  Nos últimos anos, a violência escolar virou caso de polícia e os conflitos foram parar nos tribunais de Justiça. Para tentar reduzir a enxurrada de ações judiciais, especialmente, as que envolvem situações de bullying, a desembargadora do TJ Leila Mariano criou, no ano passado, um curso de Mediação Escolar para pais e educadores na Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj). A iniciativa rendeu a ela Menção Honrosa no Prêmio Innovare, que reconhece ações para melhorar as relações em sociedade. A ideia está dando certo. Pelas salas de aula, já passaram mais de 200 educadores. “Hoje há uma intolerância generalizada. Precisamos resolver os conflitos conversando dentro da escola”, ensina.


Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O DIA: Como surgiu a ideia de oferecer um curso de mediação de conflitos escolares?

LEILA: — Depois da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, que resultou na morte de 12 estudantes por um atirador, que foi vítima de bullying, a Escola de Magistratura (Emerj) reuniu educadores, pais, advogados para discutir o problema. Vários colégios se
interessaram pelo tema e então decidimos montar o curso de mediação para capacitar professores nessa primeira fase, e os alunos, em um segundo momento.

O que é ensinado no curso para os educadores?


Eles aprendem a lidar com situações difíceis, em que há descontrole emocional, embriaguez e desrespeito das partes, conhecem diferentes técnicas de comunicação, aprendem a ouvir o outro. Os professores apresentam situações que viveram na escola e o grupo vivencia essa encenação. O curso faz com que cada pessoa se coloque no lugar do outro. Ela alarga seus horizontes e percebe que não é excluindo e perseguindo, mas aceitando e incluindo que vamos viver em paz.


Na sua opinião, qual é a causa para tanta violência no ambiente escolar?


Há uma intolerância generalizada na sociedade. A violência escolar aumentou muito. O jovem não tem noção de dignidade, do respeito pelo outro. Ele extrapola na brincadeira e causa uma dor moral grande. Hoje o mundo é plural. Precisamos aceitar o desigual. Isso é uma questão que a escola precisa trabalhar. São conflitos que antes eram solucionados em casa, na escola, mas hoje tudo vai parar nos tribunais para que a Justiça resolva.


A senhora acredita que, com a internet e as redes sociais, os casos de agressão se acentuaram?


Eu fui professora primária, em 1963, nos Anos Dourados. Naquela época também havia brincadeiras, provocações, o “patinho feio”. Mas quando o aluno ia para casa, a agressão acabava ali. Hoje o espaço cibernético potencializa o dano, que é mais violento e contínuo. A agressão fica 24 horas no ar e atinge um universo muito grande de pessoas. Isso causa traumas profundos nas vítimas.


De que forma as famílias podem ajudar a combater os casos de bullying?


Infelizmente, os pais trabalham e não podem estar presentes o tempo todo para educar seus filhos. As crianças precisam aprender desde cedo a respeitar o próximo. Os pais têm que ficar atentos quanto ao comportamento dos seus filhos, principalmente, na internet. Eles devem ser alertados, porque a responsabilidade civil por qualquer ato dos filhos menores de idade será deles. São eles que vão ter que pagar indenizações às vítimas. A questão é tão séria que está tramitando projeto do Código Penal que pretende criminalizar o bullying. O jovem que vier a cometer ato infracional terá que ser levado à Vara da Infância e Juventude. Se for maior de idade, poderá ir para a prisão.


O curso foi inspirado em modelo argentino de mediação. Como funciona?


Na Argentina, a mediação processual é obrigatória. Nenhum processo vai para a Justiça sem antes passar por mediadores que tentam solucionar o conflito. Esse tipo de mediação representa uma das técnicas mais eficazes de resolução prática de conflitos. Esse modelo de sucesso extravasa para o universo escolar. A ideia do curso é ampliar esse projeto, formando professores que atuem como multiplicadores.


Para montar o curso, a senhora pesquisou episódios de violência escolar que chegaram à Justiça. Que casos chamaram a sua atenção?


Na pesquisa que eu fiz, vi casos extremos como o de um ex-PM que matou o colega da turma da filha. Um outro jovem vai ser julgado sob acusação de matar um estudante que brigou com a namorada dele, em Campo Grande. Até situações como a da estudante que teve o dedo esmagado porque tentou ir ao banheiro e o inspetor fechou a porta da sala para impedir sua saída. E o de um colégio condenado porque a professora arremessou tamanco na aluna.


Situações como essas levaram o Judiciário a registrar, em um relatório, que “a escola é autora, vítima e palco da violência”.


De fato, hoje as agressões vão às últimas consequências. Não só o que bate, mas aquele que exclui e desconsidera o aluno, levando-o ao isolamento e causando nele uma perda de autoestima e até a depressão. Com o projeto, queremos conscientizar pais, professores e alunos para que comecem a resolver seus conflitos conversando dentro da própria escola.


Fonte: O Dia

Um comentário:

  1. Olá Bom dia, gostaria de saber se caso vocês teriam o relaorio que ela menciona na última pergunta.....
    Situações como essas levaram o Judiciário a registrar, em um relatório, que “a escola é autora, vítima e palco da violência”.

    Estou procurando pela internet, mais nao encontrei... desde já agradeço a atenção.

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