quarta-feira, 20 de junho de 2012

A violência também está na escola

Novo caso de violência escolar registrado na Escola Estadual Bairro Nova Marília, na zona Sul da cidade, ganhou ontem ampla repercussão.  A- / A+
E não é para menos. Desta vez uma professora sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) diante do nervosismo de ver seu carro, fruto de seu trabalho, destruído por vândalos na porta da escola. A docente foi socorrida por duas amigas e está internada em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de Marília.
 
Situação coloca em questionamento: até que ponto vale se empenhar pela educação? Que os professores são verdadeiros heróis, todo mundo sabe, mas chegar ao ponto de ter a saúde prejudicada desta maneira é inadmissível. Intolerável. Deprimente. Lamentável.
 
Fato é prova perfeita de que a violência protagonizada pelos jovens nas unidades de ensino não é uma realidade a ser combatida apenas nos grandes centros. A sociedade tem que se organizar e insurgir-se ativamente contra atos de vandalismo. De igual modo, a escola terá que ajustar os seus conteúdos programáticos e acercar-se mais às crianças. Família também tem papel fundamental. Ela não deve se destituir da função educativa.
 
Conforme garante nota da Secretaria do Estado da Educação, primeiro passo já foi dado. Demorou um pouco, mas veio. A partir de agora escola terá a presença mais efetiva da Ronda Escolar da PM e também deve promover ações de conscientização de alunos sobre a necessidade de preservação do patrimônio público.
A expectativa é que somatória de esforços transforme o ambiente da escola em um local de aprendizado e respeito. Respeito ao professor, patrimônio e cidadania.
 
Fonte: Correio Mariliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário