terça-feira, 12 de junho de 2012

Semed implanta Comissão de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil

Com objetivo de notificar casos de violência física, psicológica, sexual ou qualquer tipo de exploração que violem os direitos das crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), está oficializando uma Comissão de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. A primeira reunião foi realizada no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.
 
A ação conjunta que conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do Sest/Senat, Instituto Recriando, a Federação dos Bandeirantes do Brasil, o Centro de Artes e Comunicação da Semed e o Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (Salve), o qual a secretária Josevanda Franco também faz parte.

Essa comissão irá atuar de forma a construir um trabalho permanente de combate a maus-tratos contra crianças e adolescentes a partir da identificação. “Tenho certeza que quando esta comissão estiver definitivamente pronta, o que não vai demorar, ela será um trabalho de extrema importância para a educação nas escolas municipais, porque esse programa auxiliará e fará com que os educadores saibam como se colocar diante de situações que, talvez, venha a apresentar perigo aos alunos e a unidade escolar e para isso a primeira ação dessa comissão será a capacitação dos coordenadores”, disse a secretária Josevanda Franco.

O curso dará continuidade ao ciclo de capacitações de garantia de direitos da criança e do adolescente realizado pela Semed. O intuito é fortalecer a escola como agente catalisador de processos de transformação social, para que possa gerar soluções eficazes no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

Inicialmente as ações se concentrarão em cinco escolas: Emef Profª Maria Thétis Nunes, no bairro América; Emef Manoel Bomfim, no bairro Bugio; Emef Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio; Emef OviêdoTeixeira, no bairro Olaria/loteamento São Carlos e na Emef  Laonte Gama, bairro Santa Maria.

Outras unidades de ensino também serão contempladas. Ao todo, mais de 27 mil alunos serão beneficiados. “É uma honra fazer parte desse projeto que está iniciando hoje e reafirmo a importância que ela já possui na educação municipal de Aracaju. Essa comissão de enfrentamento à violência precisa ser abraçada por todos porque a união faz a força sempre”, falou Silvia Losacco, professora doutora em serviço social.


Combate a violência contra a Criança e o Adolescente
Defender os direitos das crianças e dos adolescentes tem sido uma das principais marcas da secretária municipal de Educação Josevanda Franco, além dessa comissão que está se formando e será um grande trabalho em defesa dos estudantes da rede municipal, no dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma grande mobilização em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o tema “Faça Bonito” além da exibição de filmes e debates, centenas de estudantes, coordenadores e professores participaram de uma caminhada pelas principais ruas do Centro de Aracaju para chamar à atenção da população para esse grande problema da sociedade.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário