terça-feira, 19 de junho de 2012

Pais estão pouco conscientes do «cyberbullying»

Especialista em Ciências da Educação alerta para a falta de supervisão do uso da Internet pelos filhos

Os pais estão «pouco conscientes» da violência com recurso a meios eletrónicos («cyberbullying») e supervisionam pouco o uso da Internet pelos filhos, no entender do especialista em Ciências da Educação João Amado.

«Hoje, compra-se um computador para o filho mas faz-se pouca supervisão do acesso à Interne. Os pais não fazem uma monitorização da vida dos filhos», alertou, em declarações à Lusa, nesta segunda-feira.

João Amado coordena uma equipa de investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC) que vai realizar, a partir de quarta-feira, em Coimbra, três cursos sobre «cyberbullying», destinados a pais e formadores.

O objetivo é dotar os pais com «conhecimentos e estratégias sobre como lidar com o cyberbullying, o que inclui apresentações baseadas em evidência teórica, exercícios práticos e discussões reflexivas», diz uma nota divulgada pela UC.

O «cyberbullying» é o uso e difusão de uma informação ou de imagens para gozar, intimidar, humilhar e difamar outro, recorrendo a meios tecnológicos como Internet, telemóvel ou suportes digitais.

Trata-se de «um problema ainda pouco presente na cabeça dos pais», considerou o especialista, alertando que «é aos 10, 11, 13 anos quando as crianças se perdem neste tipo de brincadeira, e é preciso ter consciência da gravidade da questão».

«É essencial a supervisão por parte dos pais; conversarem com os filhos, mostrarem preocupação e interesse» pelo que eles fazem, sustentou.

João Amado aconselhou os pais a «estarem atentos sobretudo a determinados sinais», como «começarem a não querer ir à escola, por motivos vários, e [ao] isolamento demasiado evidente, como deixarem de ter ou de contactar com amigos».

«Se os pais suspeitarem de alguma coisa, devem tentar falar com os responsáveis de determinadas contas, para que sejam retiradas da Internet», sugeriu.

Financiado pela União Europeia, o projeto CyberTraining para Pais oferece cursos para formadores e pais, tendo em conta, de modo especial, a tomada de medidas contra o «cyberbullying».

Os cursos decorrem na próxima quarta-feira e nos dias 27 de junho e 5 de julho. Têm a duração de sete horas, um limite de 15 formandos cada e a participação é gratuita.

A inscrição e informações sobre os cursos estão disponíveis no site do CyberTraining-4-Parents: http://cybertraining4parents.org

Fonte: TVI 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário