sábado, 16 de junho de 2012

Pesquisa inédita sobre Bullying e violência começa 2ª fase

O Estado começa aos poucos a traçar um raio x da juventude sul-mato-grossense. Com pouco mais de 30 mil questionários respondidos entre professores e alunos, de vários municípios, foi finalizada a primeira fase de pesquisa inédita sobre bullying e violência nas escolas. Agora chegou a vez de a última fase ser respondida.

É a primeira vez que o Estado realiza um projeto com tamanha dimensão de amostra e só está sendo possível graças ao “Projeto Tosco em Ação”, desenvolvido desde 2009, por meio do livro “Tosco”, escrito pelo psicólogo Gilberto Mattje. A realização é do Núcleo de Pesquisa e Núcleo de Projetos Educacionais da Editora Alvorada e Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS.

A Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Editora Alvorada, Fernanda Pimentel F. de Miranda, reforça a importância deste questionário para a análise dos resultados. “Chegamos no momento de obtermos um feedback do projeto Tosco em Ação. Com esta última fase poderemos verificar o alcance do material proposto e, com isso, mensurar o que o projeto possibilitou”, disse Fernanda Miranda.

O questionário já se encontra disponível online aos alunos e professores da rede estadual de ensino e fica aberto até o dia 27 de junho. O objetivo é averiguar se o livro Tosco mudou o comportamento de ambos e se está contribuindo para uma maior reflexão sobre suas atitudes. Com quase 30 perguntas, alunos e professores responderão questões como: “Qual foi o envolvimento de ambos nas atividades propostas pelo livro Tosco?”; “A história gerou reflexão?”; “Contribuiu para facilitar o desenvolvimento do projeto na escola?”, entre outros temas.

A expectativa é que os relatórios primários da amostragem final sejam divulgados a partir de julho deste ano no site do projeto: www.editoraalvorada.com.br/livrotosco .


Projeto Tosco em Ação

O livro Tosco foi lançado em 2009, e desde então vem sendo trabalhado por meio do “Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”. Nestes quatro anos, o projeto conseguiu abranger as escolas da rede municipal de Campo Grande, todas as Unidades Socioeducativas de Internação e Semiliberdade de MS, e aproximadamente 340 escolas da rede pública estadual, envolvendo seus 79 municípios. Estima-se que já tenha alcançado mais de 200 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as atividades.

Vale lembrar que cada escola que participa do projeto tem um acompanhamento e assessoria contínua durante a aplicação e o desenvolvimento do projeto por meio de reuniões e fóruns online com o apoio da Editora Alvorada.

Serviço: Projeto Tosco em Ação já tem mais de 5 mil seguidores na Fan Page: www.facebook.com.br/livrotosco. Diariamente professores e alunos postam suas atividades e compartilham experiências. 

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário