sexta-feira, 1 de junho de 2012

Trabalho é premiado internacionalmente

A terapia comunitária no Município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, é realizada em escolas com professores, alunos e pais. Como resultados conseguidos, está o crescimento da autoestima dos participantes
Fortaleza O trabalho "I Formação em Terapia Comunitária Integrativa com Ênfase na Educação", aplicado em Pacatuba, e elaborado pela mestra e coordenadora da Escola de Saúde Pública do Ceará, Miriam Rivalta Barreto, foi o único trabalhado premiado no Brasil na categoria no III Concurso Ibero - Americano de Boas Práticas de Promoção da Saúde no Contexto Escolar, promoção da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Proinapsa e Universidade Internacional de Santander - Colômbia. A divulgação ocorreu este mês.

Surgida de forma pioneira no Ceará, a Terapia Comunitária é uma metodologia, hoje, aplicada em vários países. Atualmente, são 35 educadores da rede municipal de educação de Pacatuba, que estão em formação, realizando 24 rodas de terapia semanalmente nas diferentes escolas do município, com crianças, adolescentes, adultos - alunos do Educação de Jovens e Adultos(EJA)-, pais, mães, gestores, professores, motoristas, outros. A formação é uma promoção da Secretaria Municipal da Educação de Pacatuba. Ressalte-se que o Núcleo de Abordagem Sistêmica da Secretaria de Educação iniciou em 2008 ações de Terapia Comunitária.

Mirian Rivalto Barreto disse que é um projeto que articula saúde com o projeto político-pedagógico, "onde a escola sinaliza que está indo além do conteúdo programático, está vendo o ser humano em sua totalidade". Além de promover o bem-estar físico, mental e social, e coletivo.

"Pacatuba está mostrando que vê que o ser humano tem potencialidade e que todos, agindo juntos, pode-se contruir uma rede de ajuda, articulando a comunidade para promover a solidariedade.

Beneficiados
A Secretaria de Educação de Pacatuba beneficia hoje, aproximadamente, 5 mil crianças com o trabalho de Terapia Comunitária. "Ela consiste em trabalhar o eu de cada um. É preciso a gente se conhecer melhor para conhecer o outro. E essa providência é importante inclusive na luta contra o Bullying", destaca a coordenadora do Núcleo de Abordagem Sistêmica da Secretaria, Liduína Cavalcante. Segundo a coordenadora, Pacatuba é o primeiro município do País a inserir essa atividade na Escola, contemplando professores, alunos e demais profissionais. "O professor não trabalha só com a informação, mas com o corpo todo", destacou ela.

Oportunidade
Para a diretora da Escola Ana Albuquerque Campos, Euda Monteiro, o projeto trouxe uma oportunidade para que os profissionais da educação conhecessem melhor a vida dos alunos, de como eles vivem, de que precisam. "É uma troca, você fala, você escuta as necessidades de estudantes, dos pais, da família". E como resultado, a mudança no comportamento dos jovens. "Eles ficaram mais disciplinados, melhorou a autoestima, estão mais abertos para conversar e também escutarem conselhos", completou.

A promoção do trabalho é da Secretaria Municipal de Educação, a realização é do Centro de Estudo e Pesquisa da Família e da Comunidade, sob a coordenação de Mirian, e conta com o apoio do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Ceará.

Outros países que ganharam esse prêmio: Argentina, Colômbia e Equador.

EVELANE BARROSSUBEDITORA DO REGIONAL 

Fonte: Diário do Nordeste

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